Livros - FALE/ILC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • LivroAcesso aberto (Open Access)
    Narrativa portuguesa e brasileira I
    (Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2015) SALES, Germana Maria Araújo; FURTADO, Marlí Tereza
    Este livro apresenta a disciplina Narrativa Literária Brasileira e Portuguesa que faz parte do segundo módulo do Curso de Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa - na Modalidade a Distância e lhe mostrará a importância das literaturas brasileira e portuguesa para o estudo científico da linguagem. A ementa desta disciplina, que tem uma carga horária total de 136 horas, centra-se no estudo da narrativa literária brasileira e portuguesa desde a formação das literaturas em seus devidos países de origem, no caso, para ser mais preciso, Portugal e Brasil, até o advento do Realismo e do Naturalismo, já no séc. XIX. Os principais autores e obras desses momentos literários serão os vértices de nossas discussões. Para se cumprir o estabelecido na ementa, o conteúdo da disciplina está dividido em três unidades, que se subdividem em 06 atividades.
  • LivroAcesso aberto (Open Access)
    Sintaxe
    (Editora da Universidade Federal do Pará - EDUFPA, 2009) FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira; ABDON, Iaci de Nazaré Silva; BRITO, Célia Maria Coelho
    Este livro apresenta a disciplina sintaxe. Por que estudar sintaxe? No descortinar desta disciplina você deverá encontrar a resposta para essa pergunta. As atividades previstas nas unidades do programa visam ao conhecimento de aspectos sintáticos referentes às línguas em geral (Unidade 1); de mecanismos sintáticos do latim (Unidade 2); e de expedientes sintáticos do português (Unidades 3, 4, 5 e 6). O objetivo comum de todas essas unidades tem em vista o ensino-aprendizagem da sintaxe da língua portuguesa. O programa, assim, reúne conteúdos sobre sintaxe numa perspectiva filológica e linguística, tendo em vista estudos diacrônicos e sincrônicos realizados sobre fatos sintáticos da língua portuguesa. Em cada uma das unidades, as atividades desenvolvidas procuram dar suporte teórico e prático aos assuntos nelas explorados para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer o funcionamento da sintaxe portuguesa de forma sistemática. Em cumprimento a esse intento, textos de diferentes correntes de pensamento acerca dos estudos da linguagem subsidiam as orientações aqui expostas.
  • LivroAcesso aberto (Open Access)
    Ensino-aprendizagem da língua portuguesa I
    (Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2014) FAIRCHILD, Thomas Massao
    Este livro Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa I é uma disciplina que faz parte do quinto módulo do Curso de Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa - na Modalidade a Distância. Trata-se de uma disciplina de 102 horas, cujo conteúdo é apresentado em quatro unidades. Nesta disciplina estudaremos a relevância e as implicações das diferentes concepções de língua e as diferentes abordagens da língua em sala de aula. Discutiremos as questões relativas ao ensino da leitura, da escrita, da oralidade e da gramática; às relações pedagógicas e à organização do trabalho docente; às instituições de ensino e à delimitação de programas de ensino.
  • LivroAcesso aberto (Open Access)
    Diálogos sobre inclusão escolar e ensino aprendizagem da libras e língua portuguesa como segunda língua para surdos
    (Universidade Federal do Pará, 2016) LOBATO, Huber Kline Guedes; SILVA, Lucival Fábio Rodrigues da; FIGUEIREDO, Daiane Pinheiro
    Este livro é uma produção do Projeto de intervenção metodológica intitulado “O processo ensino - aprendizagem da Libras e a formação de professores: saberes e perspectivas”. O livro está composto de 12 artigos oriundos de estudos e pesquisas de professores e acadêmicos da Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • LivroAcesso aberto (Open Access)
    O Aluno mediador
    (Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2014) CUNHA, Ana Lygia Almeida
    Este trabalho possui como objetivo investigar a mediação semiótico-pedagógica por meio da identificação de ações mediadoras desempenhadas por alunos-professores em um fórum de discussão de um curso semipresencial de especialização. Neste trabalho, pretendo também apresentar o resultado de reflexões sobre as condições em que se dá o ensino-aprendizagem em cursos online, mais especificamente das funções e da importância do fórum de discussão nesse contexto. Para isso, tornou-se de extrema importância a investigação da produção de autores voltados para o tema.
  • LivroAcesso aberto (Open Access)
    Educação a distância: particularidades e desafios
    (Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2015) LOBATO, Maria Cristina Ataide; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa; CUNHA, Ana Lygia Almeida
    Esta obra tem o propósito de trazer para o leitor temas atuais e específicos da modalidade de ensino a distância, contribuindo, dessa forma, para preencher lacunas da literatura nessa temática, de forma a compreender a EaD como uma educação sem fronteiras, sem distância e sem preconceitos.