Capítulos de Livros - PPGCI/ICSA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Sistema de informação de saneamento básico no Brasil
    (2020) CONDURÚ, Marise Teles; PEREIRA, José Almir Rodrigues; NYLANDER, João Diego Alvarez; NATIVIDADE, Rafaela Carvalho da
    It analyzes the Brazilian Government’s basic sanitation information system and its importance for the management of the sector, observing the quality, access and applicability of information recommended in the National Basic Sanitation Policy. The research was bibliographic, documentary and exploratory, with a qualitative approach to contribute with the necessary actions for the best performance of the sector. In the analysis of the information flow was verified the need to improve the registration and availability of data in real time in the current National Sanitation Information System (SNIS). The information flow was analyzed and verified that it needs to improve the registration and availability of data in real time in the current National Sanitation Information System (SNIS). Furthermore, the delay in implementing the National Basic Sanitation Information System (SINISA) has hampered the collection, obtaining, systematization and dissemination of information in the planning and management of the sector. It was concluded that SINISA is an opportunity to adapt the current information flow to the objectives and needs for the effective development of public policy in the basic sanitation sector in Brazil.
  • Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Análise sobre a implementação da lei de acesso à informação e o alcance da agenda 2030 no contexto das universidades federais do estado do Pará
    (2023) SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; MOTA, Kelren Cecília dos Santos Lima da
    Objetivo geral: Demonstrar se os canais de acesso à informação das universidades federais do estado do Pará apresentam os requisitos previstos pela Lei de Acesso à Informação, contribuindo para o alcance das metas da Agenda 2030, 16.6 e 16.10. Para tanto, estipulou- -se os seguintes objetivos específicos: identificar os instrumentos de acesso à informação utilizados nas Universidades públicas federais do estado do Pará; avaliar os instrumentos de acesso à informação no âmbito das Universidades Federais do Estado do Pará de acordo com as diretrizes e procedimentos da LAI e os indicadores das metas 16.6 e 16.10 e apresentar potencialidades e fragilidades das universidades observadas a partir da análise dos resultados. Métodos: Utilizou-se metodologia exploratória e descritiva. A coleta dos dados foi realizada por meio de um roteiro de observação preenchido pelas universidades e pela autora. Resultados: As universidades se encontram em processo avançado de implementação da LAI, adequando seus canais de acesso à informação de acordo com as diretrizes e orientações da Lei. Com relação às metas 16.6 e 16.10, os resultados revelaram que as quatro universidades contribuem para o alcance das metas, divulgando relatórios e dispondo de SIC, e-SIC, Ouvidoria e e-OUV (Plataforma Fala.BR), para responder às solicitações de informação, seguindo as orientações da Lei. Quanto à padronização estrutural e dos conteúdos (informações) sinalizados, todas as quatro dispõem de linguagem de fácil compreensão (cidadã). O estudo também apresentou as potencialidades e fragilidades das universidades na perspectiva da LAI e para o alcance da Agenda 2030 observadas a partir da análise dos resultados. Conclusão: O processo de implementação da LAI e das metas 16.6 e 16.10 nas universidades federais do estado do Pará contribui para a democratização da informação, a partir dos seus canais de comunicação, colaborando para a melhoria da prestação do serviço público na Região Norte.
  • Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Procedimentos para leitura documentária de objetos museológicos de coleções zoológicas: contribuições para análise de assunto em museus
    (2023) CARVALHO, Raul de Azevedo; REDIGOLO, Franciele Marques; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes
    This article aims to present observations on procedures for documental reading of museological objects from zoological collections in order to contribute to the development of a methodology for understanding the content and subject analysis. For this purpose, a survey of the available literature and an introspective collection of data were carried out through the application of the Individual Verbal Protocol with five professionals who perform the cataloging of zoological collections. The results made it possible to identify the strategies used by professionals to carry out documentary reading and determine the subject of their museological objects and the subsidies for the creation of a model of documentary reading of museological objects for zoology collections. It is concluded, therefore, that subject analysis in the museological context, as the first step towards indexing, needs to be well delineated to assist professionals in the subject analysis process in the museological context.
  • Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Indexação social como estratégia para visibilidade de conteúdos científicos no serviço de rede social online Tiktok
    (2023) SILVA, Larissa Lima da; GOMES, Amanda Garcia; FONTELES, Débora Matni; RODRIGUES, Fernando de Assis
    Objective: To analyze the use of hashtags in Brazilian science dissemination in Online Social Network Services, to identify the characteristics and strategies of visibility based on social indexing. Methodology: Descriptive and exploratory study, with qualitative and quantitative nature, on hashtags used by science popularizers. The research universe is the scientific dissemination of Brazilian profiles on TikTok. It collected 1,586 hashtags, with 8,106 occurrences, from 17 profiles of Brazilian science popularizers selected from a sample of 172 profiles on TikTok. The profile selection criteria were the presence of social indexing, the content produced by specialists or scientific and cultural institutions, and the profiles that fit into the context of scientific dissemination. After quantitative classification, it described the 12 most popular hashtags according to their characteristics, indexing terms, and popularity. Results: It observed hashtags occurrences in the nine areas of knowledge categorized by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Content visibility strategies apply six types of hashtags: internal to the academic context, generic and popular, linked to an area of knowledge, designed to promote educational content, that identifies or customize the search for information conveyed to a profile, and of a political nature. Conclusion: Hashtags are part of TikTok's content classification system and have the potential to represent the informational content of videos, making it possible to gather publications that have related subjects.
  • Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Acessibilidade digital na perspectiva dos cidadãos com deficiências: evolução e desafios
    (2020) BERRÍO-ZAPATA, Cristian; SANTOS, Zilah Edelburga Chaves dos; CHALHUB, Tania
    Digital technologies are present in the daily lives of the majority of the Brazilian population and have significantly impacted the lives of people with disabilities (PCDs). This paper aims to discuss the main issues related to the evolution of accessibility, in which information and communication technologies (ICT) play a central role. Many advances were made as a result of the demands and struggles of the communities of PCDs, giving rise to public policies and special services. Some of these achievements and their expression in ICT will be reviewed. There, the work of the World Wide Web Consortium (W3C) and its Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) will be recapitulated. Some examples from the blind and deaf communities will be analyzed, as an input to show the degree of complexity of the subject and the challenges that await. It concludes on the three major barriers to accessibility and the new perspective of the communities of PCDs, in which ICTs can worsen or unlock the achievement of autonomy and social articulation of the PCDs.
  • Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Plataformas, plataformização e ecossistemas de software nas bases de dados acadêmicas: aspectos conceituais
    (2019) BERRÍO-ZAPATA, Cristian; RODRIGUES, Andreia Cristina da Paixão; GOMES, Layane Rayssa Gaia
    Este trabalho discute e aplica o conceito de plataformização às bases de dados acadêmicas, que são as estruturas de conhecimento dominantes na Sociedade da Informação, assim como as plataformas tipo Google ou Amazon dominam na Economia de Redes. Para isso, definem-se os conceitos de plataforma digital, plataformização e ecossistema de software. As plataformas digitais implicam a possibilidade de admitir outros softwares; arquitetura modular de conjuntos de subsistemas; interfaces diversas interligadas; definição e expressão de cadeias de valor; reunião de conjuntos maciços de consumidores e fornecedores integrados de forma interativa; homogeneização de dados; interoperabilidade entre softwares, módulos e designs; integração homem-máquina e mediação tecnológica da interação humana. Discute-se se as bases de dados acadêmicas Web of Science (WOS), Scopus, SciELO e Google Acadêmico são plataformas ou estão sob processos de plataformização. Conclui-se que esse tipo de bases de dados, ainda que não são tecnicamente plataformas, estão em processo de plataformização ou participam de plataformas como módulos.
  • Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    O Discurso em ontologias: uma abordagem a partir da semiótica discursiva
    (2019) GOMES, Daniel Libonati; BARROS, Thiago Henrique Bragato
    Buscou-se compreender, com a utilização da Semiótica Discursiva, de que forma elementos sociais, históricos e ideológicos podem ser reconhecidos e explicitados na representação de um domínio de conhecimento por meio de uma ontologia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva em que, a partir do referencial teórico estudado, foi elaborada uma ontologia que possui fundamentação na Semiótica Discursiva – denominada ontologia semiológica. Essa ontologia, por conta de sua fundamentação teórica, foi construída de uma forma diferente daquela utilizada em ontologias “tradicionais”, especificamente no que concerne à formação dos axiomas que caracterizam os conceitos. Por conta de sua estrutura diferenciada, a ontologia semiológica possibilitou uma forma de explicitar as condições de produção discursiva – condições sócio-histórico-ideológicas – presentes na representação de um domínio. Concluiu-se que, apesar de a ontologia semiológica não ser tão eficiente, tendo em conta os requisitos a que uma ontologia deve atender, esse tipo de ontologia pode auxiliar na investigação de questões importantes para a representação da informação e do conhecimento, especialmente no que tange ao discurso veiculado, mesmo que indiretamente, pelos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs).