Capítulos de Livro - FACED/CBRAG

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina
    (2018) SANTOS, Raquel Amorim dos
    Este capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Bragança (PA), de 2017 (de 0 a 3 anos) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. No primeiro momento discorre-se sobre o currículo e as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no segundo, aborda-se acerca da identidade da criança negra, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto de Extensão da UFPA sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e seus desdobramentos no currículo da Educação Infantil.
  • Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões epistemológicas entre ciência e tecnologia: práticas e representações em comunidades tradicionais na Amazônia
    (2018) SANTOS, Katia Barros; SARAIVA, Luis Junior Costa; ALVES, Marileide Moraes
  • Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Açai: tradição, identidade e saberes
    (2017) CAVALLI, Gabriella Bianca Miuta; SARAIVA, Luis Junior Costa