Dos palcos às telas do cinema

Carregando...
Imagem de Miniatura

Ano de Publicação

2015

Editor(es)

Tradutor(es)

Afiliação do(s) Autor(es)

Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES)

Afiliação do(s) Organizador(es)

Afiliação do(s) Editor(es)

Afiliação do(s) Tradutor(es)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Tema

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em:

Citar como

SILVA, Joel Cardoso da; MARTINS, Benedita Afonso (org.). Dos palcos às telas do cinema. Belém: EditAedi, 2015. E-book (404 p.). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/156. Acesso em:.

DOI

Esta obra versa, na sua maioria, sobre temas relacionados à dramaturgia, a arte cinematográfica e as correspondências que se instauram entre diversas modalidades artísticas. Em foco, temáticas locais e universais são tratadas sob óticas diversas, de acordo com a abordagem crítico-teórica de cada autor.

Agência de Fomento

Série/Coleção no.:

Descrição

PARTE I
Medeia, de Eurípedes, de Pasolini e Lars Von Trier
O corpo erótico: uma aproximação entre as obras Livro de Cabeceira, de Peter Greenaway e Magma, de Olga Savary
À Deriva: diálogo dramatúrgico do teatro de animação com o cinema em A Tempestade, de Shakespeare
A transformação estética do texto dramatúrgico A morte do caixeiro viajante de Arthur Miller para o filme de Volker Schlondorff
Barrela: o mundo oculto e as relações de poder por trás das cortinas de ferro
Erotismo e poder em Chica da Silva: cartografias de um campo de guerra
Auto da Compadecida: a intertextualidade da alegoria na literatura e no cinema
O arquétipo feminino em A megera domada: uma intertextualidade entre teatro e cinema
Meu queijo por um beijo: lágrimas de um amor inventado
De la anatomia dramatúrgica de Romeo y Julieta al cine
Eles não usam black-tie: conflitos sócio-político-familiares em foco
Elizabeth e Lota: a ternura da cena
Do palco à tela. Mise en scène e realidad
Parte II
Sobre o sentido e o sentimento estético: o corpo e a morte na cinematografia existencial de Mishima
O Cinema como Poética do imaginário
Paradise now e Incêndios: duas propostas cinematográficas alocadas em conflitos geohistóricos no Oriente Médio
Teatro devir Cinema: a experiência cinematográfica no espetáculo teatral Ao Vosso Ventre
A imagem sonora no filme Stalker, de Andrei Tarkovski
Submissão e transgressão: dimensões do corpo performático no filme tatuagem, de Hilton Lacerda
Sodomia e Facismo segundo Pasolini

ISBN

9788565054287

Fonte

País de Publicação

Brasil

Fonte URI

http://editaedi.ufpa.br

Aparece na Coleção