Manual de orientação a pessoa com estomia na região amazônica

CUNHA, R. R. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Faculdade de Enfermagem (FAENF)
LOURENÇO-COSTA, V. V. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Faculdade de Nutrição (FANUT)

CUNHA, Regina Ribeiro; RABELLO, Rafaelle Ribeiro; LOURENÇO-COSTA, Vanessa Vieira (org.). Manual de orientação a pessoa com estomia na região amazônica. Belém: Associação Brasileira de Estomaterapia, 2019. 21 p. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/847. Acesso em:.

Este manual é produto do Projeto de Extensão Rede Dialógica de Pessoas com Estomia–subsidiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX-UFPA). Foi desenvolvido por meio de encontros mensais, nos anos de 2013 a 2016 com pessoas com estomia e seus familiares, cadastradas no Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia, da Unidade de Referência Especializada (URE) - Presidente Vargas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESPA/SUS-PA). O objetivo principal foi promover um espaço coletivo de ação-reflexão-ação, favorecendo o diálogo entre os usuários, familiares, discentes, docentes e profissionais de saúde considerando as necessidades das pessoas com estomia que participaram das atividades. Cada encontro foi possível mediar os temas sobre cuidados básicos com a estomia e região periestomia, alimentação, atividade física, direitos da pessoa com estomia, priorizando o processo de reabilitação e melhoria da qualidade de vida dessa população, especialmente da região amazônica.