Uma Análise in loco da degradação ambiental hídrica: o caso da microbacia hidrográfica do rio Peixe-Boi no estado do Pará

CARVALHO, A. C. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)

Editora

Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 53., 2015, João Pessoa

CARVALHO, André Cutrim et al. Uma análise in loco da degradação ambiental hídrica: o caso da microbacia hidrográfica do rio Peixe-Boi no estado do Pará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER), 53., 2015, João Pessoa. Anais […]. João Pessoa, PB: SOBER, 2015. Tema: Agropecuária, meio ambiente e desenvolvimento. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1118. Acesso em:.

O presente artigo tem como objeto de estudo uma breve análise da degradação ambiental hídrica, num trecho delimitado da microbacia hidrográfica do rio Peixe-Boi, o qual está inserido nos limites territoriais do município de Peixe-Boi, no Estado do Pará, a partir da perspectiva da adoção das bacias hidrográficas enquanto unidade de gestão. A metodologia utilizada está pautada na análise sistêmica dos recursos hídricos, bem como na obtenção de dados (bibliografias, fotos e entrevistas) preponderantes para o entendimento e desenvolvimento da temática apresentada. A principal conclusão do presente trabalho é a falta de comprometimento do poder público para com as questões hídricas no Estado do Pará, em particular no município de Peixe-Boi, o qual evidencia um recorrente e preocupante processo de degradação ambiental hídrica devido à incapacidade técnica e profissional dos gestores locais em materializar as diretrizes do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), o que gera um distanciamento na relação do município com o estado.