Relação de produção da soja no estado do Pará

FILGUEIRAS, G. C.; CARVALHO, A. C. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)

Editora

Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 54., 2016, Maceió

MATOS, Marcílio da Silva et al. Relação de produção da soja no estado do Pará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER), 54., 2016, Maceió. Anais […]. Maceió, AL: SOBER, 2016. Tema: Desenvolvimento, território e biodiversidade. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1115. Acesso em:.

O objetivo do trabalho foi o de analisar o grau de dependência do sojicultor paraense com as tradings. Para isto, descreveu-se a cadeia produtiva da soja no Pará, de modo a verificar a participação do produtor na cadeia e como as multinacionais estão inseridas no processo produtivo desta cultura. Utilizou-se dados através de levantamento bibliográfico e de origem secundária, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Anuário da Agricultura Brasileira (AGRIANUAL). Os resultados indicaram uma relação de alta dependência dos produtores perante as tradings, configurando uma governança hierárquica, cujo crédito privado atua em substituição ao público determinando as regras e normas da cadeia produtiva de soja no estado do Pará, tolhendo, assim, os sojicultores de tomarem as suas próprias decisões.