Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/58
Compartilhar:
Tipo: Livro
Ano de publicação: 2012
Autor(es): SEIBT, Cezar Luís
OLIVEIRA, José Pedro Garcia
RODRIGUES, Doriedson do Socorro
Afiliação do(s) Autor(es): Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins - Cametá (CUNTINS), Faculdade de Educação (FAED)
Título: Educação e desenvolvimento regional: desafios e perspectivas
Editora: Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA
Citar como: SEIBT, Cezar Luís; OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson do Socorro (org.). Educação e desenvolvimento regional: desafios e perspectivas. Cametá, PA: CUNTINS/UFPA, 2012. 258 p. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/58. Acesso em:.
Resumo: O Livro Educação e desenvolvimento regional reúne uma coletânea textos que refletem as preocupações de especialistas que têm se dedicado a examinar as políticas e a gestão nos sistemas de ensino e as relações que se estabelecem nos espaços educacionais decorrentes de processos interativos e/ou formativos, visualizando-os como locus no qual se constroem possibilidades e limites para (re)construção de relações mais democráticas e coerentes às necessidades do alunado.
Notas: 1 Formação de trabalhadores, educação, hegemonia e contra-hegemonia
2 Replicação dos conhecimentos da pedagogia da alternância para o desenvolvimento das comunidades rurais no município de Cametá-PA
3 Tecnologias educacionais e formação docente: impasses e desafios em escolas estaduais do município de Belém-PA
4 Desenvolvimento econômico e organizacional: uma investigação sobre a implantação do Programa Demonstrativo na Amazônia (PDA), nas comunidades de pescadores artesanais no município de Cametá-PA
5 A autoavaliação institucional e a lógica da excelência: sinais de alerta
6 Cultura e escola: aspectos culturais da Vila de Juaba frente ao processo tecnológico
7 Educação e desenvolvimento regional: um estudo sobre o trabalho artesanal e a sustentabilidade na Vila de Carapajó, Cametá-PA
8 A educação do trabalhador do campo na região tocantina: um estudo das práticas educativas desenvolvidas pela Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC), Cametá-PA
9 A aquisição da leitura e da escrita como processo sociocultural de ensino-aprendizagem em sala de aula
10 A instrução pública e privada em Cametá-PA e o ensino da Cabanagem: verso e reverso
11 Apontamentos de investigações sobre Educação e Desenvolvimento Regional na Amazônia Tocantina: fundamento para existência de várias amazônias
12 A chegada de projetos agroindustriais em um município da Amazônia: desenvolvimento ou desequilíbrio socioambiental?
13 Políticas públicas em Educação do Campo: uma análise da implementação e do desenvolvimento do programa ProJovem Campo – Saberes da Terra no município de Cametá
14 O ensino de leitura nas classes de multianos de escolarização dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Cametá-PA
15 Patrimônio cultural, identidade local e currículo escolar: ferramentas para o desenvolvimento da Amazônia Tocantina
16 Engenharia, Gestão do Conhecimento e Cibercultura na Educação
17 Saberes docentes no ensino da leitura na educação básica: o caso de uma 4ª série da rede pública do município de Cametá-PA
18 População tradicional amazônida versus racionalidade estatal: “Decifra-me ou te devoro”
19 Da visão mecanicista à sociopsicolinguística de leitura: contribuições à prática docente para o ensino da leitura nas séries/anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave: Educação
Desenvolvimento regional
Amazônia tocantina
Políticas públicas educacionais
Gestão educacional
Tecnologia educacional
ISBN: 9788563287069
Fonte: http://www.campuscameta.ufpa.br/index.php/publicacoes
País de Publicação: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Livros - FAED/CUNTINS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_EducacaoDesenvolvimentoRegional.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons