ICA - Instituto de Ciências da Arte
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O Instituto de Ciências da Arte (ICA) foi criado em fevereiro de 2006, a partir da reunião de cursos e atividades artísticas do Núcleo de Arte e do Departamento de Arte do antigo Centro de Letras e Artes. Mas a história dos cursos de Artes na UFPA remonta a 1962, quando foi criado o curso de Teatro. No ano seguinte foi criado o de Música. Em 1968, foram implantadas as atividades de Dança. Em 1974 surgiu a primeira graduação na área, com o curso de Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas e, em 1991, a Habilitação em Música. O Programa de Pós-Graduação em Artes foi implantado em 2009.
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Navegando ICA - Instituto de Ciências da Arte por Autoria "ANDRADE, Simei Santos"
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Livro Acesso aberto (Open Access) Brinquedo cantado da Amazônia: lendas, música, teatro, dança, figurino e cenografia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2022) ANDRADE, Simei Santos; UCHÔA, Maria Lúcia da Silva; FERREIRA, Mayrla Andrade; SILVA, Ézia do Socorro Neves da; CORREIA, Anibal José Pacha; OLIVEIRA, Marluce Souza de; AMARAL, Jaime Augusto Duarte; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; http://lattes.cnpq.br/6017173614351195; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; http://lattes.cnpq.br/5303678951361069; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715; http://lattes.cnpq.br/0309933598280425; http://lattes.cnpq.br/0493172454449752Este livro é um material didático que revela um potencial dançante e cênico, organizado de modo bastante criativo, apresentando as lendas, as letras das músicas, as partituras musicais, uma possibilidade de composição coreográfica, de figurinos e de cenários, como alternativas dramatúrgicas que descortinam as práticas e os comportamentos humanos espetaculares do povo amazônida. Os autores, neste livro, trilham caminhos sob a perspectiva de uma prática pedagógica que ressalta o imaginário, as iguarias, os mitos e os costumes da Amazônia paraense, na possibilidade de releituras que ampliem o exercício da ludicidade, abrindo espaço para trabalhos futuros, revigorados por novas poéticas.Livro Acesso aberto (Open Access) Dança da/na Amazônia: práticas de ensino e poética de (r)existência(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2022) SOUZA, Luiza Monteiro e; ANDRADE, Simei Santos; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014Livro Acesso aberto (Open Access) Ladrões de Marabaixo no processo de criação musical: ensino-aprendizagem de cultura popular da Amazônia no curso técnico em Publicidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP/Campus Santana(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) SILVA JUNIOR, Romeu do Carmo Amorim da; ANDRADE, Simei SantosCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) O Lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara(2019) ANDRADE, Simei Santos; REIS , Magali dos; ALVES, Laura Maria Silva AraújoEsse estudo é parte de uma pesquisa mais abrangente sobre Infâncias da Amazônia, realizado no Estado do Pará, na Mesorregião do Marajó, município de Curralinho, Distrito Vila do Piriá, região da Amazônia Marajoara, e que tem como interlocutores 25 (vinte e cinco) crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Compreendemos que a criança ribeirinha é parte integrante da estrutura social; ela marca a história do seu tempo, participando ativamente da vida em sociedade. Estabelece relações sociais incorporando a cultura do seu meio; nasce inserida em sua cotidianidade, participa da vida social por inteiro, apropria-se de valores e comportamentos que traduzem o seu tempo e lugar, visto que as relações sociais fazem parte da sua existência de sujeito, que interage no e com o mundo. O objetivo deste estudo consiste em analisar o lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara. O referencial teórico centra-se na Sociologia da Infância: CHRISTENSEN; JAMES (2005), FERREIRA (2004), PROUT (2010), QVORTRUP (2005) e SARMENTO (2009), além dos pesquisadores que desenvolvem investigação com as crianças da Amazônia, com destaque para ALVES (2007, 2014), ARAÚJO (2014), LIMA (2011) e MORAES; ALVES (2014). A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa baseada numa etnografia com crianças. Nossa opção por esta metodologia se deu em virtude de ela responder com maior efeito às nossas expectativas no sentido de ouvir a voz da criança. O estudo possibilitou a análise da vida cotidiana, da cultura, do lugar, do tempo de ser criança em condições objetivas. As conclusões do estudo mostram que as crianças ribeirinhas detêm saberes que norteiam suas práticas sociais cotidianas, embora convivam com uma realidade nem sempre favorável ao seu pleno desenvolvimento em virtude da precariedade social, econômica e política a que estão submetidas; têm a capacidade de dizer do seu lugar de uma maneira simples, concreta e sensível, com a predominância da cultura oral sobre a escrita, produzindo histórias que geram multiplicidades de enfoques da cultura e do lugar.Livro Acesso aberto (Open Access) Sapateado: jogos, brinquedos e brincadeiras(Paka-Tatu, 2023) TEIXEIRA, Erika Gomes; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; ANDRADE, Simei SantosNeste livro, as autoras promovem com maestria a conexão entre jogo e sapateado, incitando a contribuição dessa associação à formação humana, especialmente à formação de crianças e jovens na Amazônia e no Brasil. A obra apresenta uma linguagem acessível a diferentes comunidades e uma abordagem direta dos procedimentos que articulam ludicidade e sapateado, comprometendo-se com a exequibilidade dos jogos por seus diferentes leitores.