ICA - Instituto de Ciências da Arte
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O Instituto de Ciências da Arte (ICA) foi criado em fevereiro de 2006, a partir da reunião de cursos e atividades artísticas do Núcleo de Arte e do Departamento de Arte do antigo Centro de Letras e Artes. Mas a história dos cursos de Artes na UFPA remonta a 1962, quando foi criado o curso de Teatro. No ano seguinte foi criado o de Música. Em 1968, foram implantadas as atividades de Dança. Em 1974 surgiu a primeira graduação na área, com o curso de Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas e, em 1991, a Habilitação em Música. O Programa de Pós-Graduação em Artes foi implantado em 2009.
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Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Por uma futura cartografia das sombras na história da arte(2015) FREITAS, Rosana Pereira de; SOUZA, José Afonso MedeirosLivro Acesso aberto (Open Access) Dos palcos às telas do cinema(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2015) SILVA, Joel Cardoso da; MARTINS, Benedita AfonsoEsta obra versa, na sua maioria, sobre temas relacionados à dramaturgia, a arte cinematográfica e as correspondências que se instauram entre diversas modalidades artísticas. Em foco, temáticas locais e universais são tratadas sob óticas diversas, de acordo com a abordagem crítico-teórica de cada autor.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da II Jornada de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2015) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; LIMA, Carina Malaquias de; SMITH, Ricardo Augusto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/8424748974632545; http://lattes.cnpq.br/0173165382947352Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Afroindígena(2016) PACHECO, Agenor SarrafLivro Acesso aberto (Open Access) Anais da III Jornada de Etnomusicologia(Universidade Federal do Pará, 2017) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da IV Jornada de Etnomusicologia(Universidade Federal do Pará, 2017) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Seminários de dramaturgia amazônida: memória(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2017) MARTINS, Benedita Afonso; CHARONE, Olinda Margaret; LIMAH, FábioO objetivo da obra é reuni, registrar e divulgar a importância da produção teatral , discorrendo sobre a dramaturgia clássica à tendências contemporâneas, com foco, no drama amazônico.Livro Acesso aberto (Open Access) [Anais do] VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2017) MARTINS, Benedita Afonso; CHARONE, Olinda MargaretEste livro apresenta cinco textos do VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida. Neste evento foram realizadas seis palestras, cada qual ao seu modo, enfatizou a importância da escrita para a cena, retomando a epígrafe de Sampaio, uma escrita voltada às pessoas. Assim, caberia ao dramaturgo e ao ator “inventarem em conjunto como é uma pessoa”. Neste, o homenageado foi o dramaturgo Francisco A. Carlos de Almeida. Artista/pesquisador de teatro (Projeto Rede Indígena).Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) A Pesca com a cabrita, um corpo fenomenológico(2017) LIMA, Walter Chile Rodrigues; BAPTISTA, Maria Manuel Rocha Teixeira; LIMA, Wladilene SousaEste texto tem como objetivo dissertar sobre o corpo na pesca e as influências culturais e sociais desse corpo a partir da visão fenomenológica de Merleau-Ponty acerca da percepção e das sensações. O estudo se concentrará na pesca que utiliza o instrumento denominado cabrita, rotineiramente realizada na Ria de Aveiro, em Portugal, na captura de bivalves. Apresenta-se a pesca com a cabrita enquanto corpo fenomenológico, histórico, cultural, social e como forma de resistência aos valores contemporâneos de desenvolvimento. Conclui-se que o pescador e a pescadora artesanal e de subsistência profere o discurso oculto (Scott, 2013) com o movimento do seu corpo, construindo artes de pesca e pescando.Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2018) MARTINS, Benedita Afonso; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Este livro trata-se da disciplina Atos de Escritura, proposto para elaboração de uma escrita criativa, significativa, relacionadas a experiências, memórias, referências poéticas-criticas. Assim, mergulharam em suas memórias afetivas, em autores indicados, na própria pesquisa e exercitaram o prazer de escrever com sabor e saber. Os textos refletem o potencial de cada autor. Todos corresponderam às expectativas das metodologias experimentadas. O resultado acena para o que virá nos próximos textos, já que os praticantes assimilaram outras maneiras de dialogar com referências poético-epistemológicas.Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura 2(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2018) MARTINS, Benedita Afonso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Este livro trata do resultado final dos discentes na disciplina Atos de Escritura no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Atos de Escritura se configura como disciplina que propõe o ato de escrever como prática criadora-reflexiva entrelaçando ideias, materialidades e multiplicidades de linguagens, se constitui em acontecimento apropriativo pelo exercício da reflexão – o poetar/pensar – pela via do atravessamento do sujeito pesquisador com o fenômeno investigado/inventado. O exercício metodológico proposto estimula experimentações de escrituras propositivas (verbais, visuais, sonoras, cênicas) nas interfaces epistêmicas das artes com as demandas epistemológicas (políticas) da contemporaneidade.Livro Acesso aberto (Open Access) VIII Seminário internacional de dramaturgia amazônida(Universidade Federal do Pará, 2018) MARTINS, Benedita Afonso; CHARONE, Olinda MargaretEste livro trata dos textos apresentados no VIII seminário. Quanto aos textos, uns apresentam linguagem semelhante à da palestra, no tom de relato de experiência; outros, em linguagem e formato de artigo acadêmico. Os objetivos do seminário são os de reunir dramaturgos, pesquisadores, estudantes e amantes do teatro; repassar experiências de elaboração textual às novas gerações; demonstrar as diversas possibilidades de se trabalhar com texto teatral; divulgar a produção dramatúrgica antiga e recente.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Arte da voz e do corpo: poéticas de narradores urbanos de Melgaço(2018) VIEGAS, Jurema do Socorro Pacheco; PACHECO, Agenor SarrafLivro Acesso aberto (Open Access) Anais da V Jornada de Etnomusicologia e III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Universidade Federal do Pará, 2018) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; BONILLA, Marcus Facchin; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) O Ensino contemporâneo da arte na educação infantil por meio de brincadeiras e faz de conta(2018) ARAÚJO, Luciane da Costa; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de AmorimLivro Acesso aberto (Open Access) Entre tempos e memórias: o museu da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019) BRITTO, Rosangela Marques deEste livro resulta de um estudo etnográfico do cotidiano e das memórias de indivíduos e grupos sociais urbanos, a partir de suas representações e práticas no ambiente urbano, tendo como eixo central da observação o Palacete Augusto Montenegro, uma edificação que acompanha a história da cidade de Belém, capital do estado do Pará, na Região Norte do Brasil, ao longo dos seus 400 anos, em uma área enobrecida do bairro de Nazaré, ressaltando seus usos e representações sociais em diferentes contextos históricos.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Museologia e as tecnologias digitais e em rede: patrimônio e museus em espaços e tempos expandidos(2019) SILVA, Carmen Lucia Souza da; JESUS, Priscila Maria deLivro Acesso aberto (Open Access) Teatro do norte brasileiro: coletânea teatro do Maranhão(Editora da Universidade Federal do Maranhão - EDUFMA, 2019) BORRALHO, Tácito Freire; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6354056336043839; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971Este livro é uma Coletânea Teatro do Maranhão, que além de catalogar o acervo dramatúrgico, tem o compromisso de reavivá-lo a cada leitura ou encenação. Os textos escritos para a cena teatral são aqui considerados, sobretudo, como fonte de informações valiosas sobre a época, os costumes e os traços culturais e identitários dos povos que aqui habitam. Uma das peças de Mariana Luz, escritora itapecuruense, a exemplo da obra do autor marajoara Tenreiro Aranha, que faz parte da edição da coletânea paraense, consta nesta como reconhecimento da sua vida artística e literária ter sido passada em Itapecuru Mirim, e ter despontado como a primeira mulher a empreender na arte da dramaturgia e ter construído seu próprio teatro, no interior do Maranhão. Desde então, quantos dramaturgos existiram, quanto produziram, quanto foi perdido, o que ainda resta? Não importa somente quanto. O que importa é que essa memória não pode ser apagada. As novas gerações têm o dever e o direito de conhecê-la e estudá-la.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) O Lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara(2019) ANDRADE, Simei Santos; REIS , Magali dos; ALVES, Laura Maria Silva AraújoEsse estudo é parte de uma pesquisa mais abrangente sobre Infâncias da Amazônia, realizado no Estado do Pará, na Mesorregião do Marajó, município de Curralinho, Distrito Vila do Piriá, região da Amazônia Marajoara, e que tem como interlocutores 25 (vinte e cinco) crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Compreendemos que a criança ribeirinha é parte integrante da estrutura social; ela marca a história do seu tempo, participando ativamente da vida em sociedade. Estabelece relações sociais incorporando a cultura do seu meio; nasce inserida em sua cotidianidade, participa da vida social por inteiro, apropria-se de valores e comportamentos que traduzem o seu tempo e lugar, visto que as relações sociais fazem parte da sua existência de sujeito, que interage no e com o mundo. O objetivo deste estudo consiste em analisar o lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara. O referencial teórico centra-se na Sociologia da Infância: CHRISTENSEN; JAMES (2005), FERREIRA (2004), PROUT (2010), QVORTRUP (2005) e SARMENTO (2009), além dos pesquisadores que desenvolvem investigação com as crianças da Amazônia, com destaque para ALVES (2007, 2014), ARAÚJO (2014), LIMA (2011) e MORAES; ALVES (2014). A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa baseada numa etnografia com crianças. Nossa opção por esta metodologia se deu em virtude de ela responder com maior efeito às nossas expectativas no sentido de ouvir a voz da criança. O estudo possibilitou a análise da vida cotidiana, da cultura, do lugar, do tempo de ser criança em condições objetivas. As conclusões do estudo mostram que as crianças ribeirinhas detêm saberes que norteiam suas práticas sociais cotidianas, embora convivam com uma realidade nem sempre favorável ao seu pleno desenvolvimento em virtude da precariedade social, econômica e política a que estão submetidas; têm a capacidade de dizer do seu lugar de uma maneira simples, concreta e sensível, com a predominância da cultura oral sobre a escrita, produzindo histórias que geram multiplicidades de enfoques da cultura e do lugar.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) A expansão do patrimônio cultural diante das tecnologias digitais: entre o atual e o virtual(2019) SILVA, Carmen Lucia Souza da