Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Folheto Acesso aberto (Open Access) Manual de orientação a pessoa com estomia na região amazônica(Associação Brasileira de Estomaterapia, 2019) CUNHA, Regina Ribeiro; RABELLO, Rafaelle Ribeiro; LOURENÇO-COSTA, Vanessa Vieira; http://lattes.cnpq.br/5199175496518877; http://lattes.cnpq.br/7367251955373676; http://lattes.cnpq.br/0235984184315218Este manual é produto do Projeto de Extensão Rede Dialógica de Pessoas com Estomia–subsidiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX-UFPA). Foi desenvolvido por meio de encontros mensais, nos anos de 2013 a 2016 com pessoas com estomia e seus familiares, cadastradas no Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia, da Unidade de Referência Especializada (URE) - Presidente Vargas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESPA/SUS-PA). O objetivo principal foi promover um espaço coletivo de ação-reflexão-ação, favorecendo o diálogo entre os usuários, familiares, discentes, docentes e profissionais de saúde considerando as necessidades das pessoas com estomia que participaram das atividades. Cada encontro foi possível mediar os temas sobre cuidados básicos com a estomia e região periestomia, alimentação, atividade física, direitos da pessoa com estomia, priorizando o processo de reabilitação e melhoria da qualidade de vida dessa população, especialmente da região amazônica.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência(2019) LIMA, Edileuza Nunes; POLARO, Sandra Helena Isse; TAVARES, Roseneide dos Santos; SOUZA, Carlos Benedito MarinhoA atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Falando sobre hipertensão arterial com agentes comunitários de saúde, antes e depois de uma prática educativa: relato de experiência(2019) PEREIRA, Rafaela Garcia; PINHEIRO, Dirce NascimentoEm um evento voltado a Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foram abordados aspectos relevantes quanto à Hipertensão Arterial Sistêmica, como fatores de risco e tratamento. Os ACS responderam a um mesmo instrumento avaliativo em dois momentos: antes e depois de uma oficina educativa sobre o assunto em questão. Foi observado que após a atividade, o desempenho dos avaliados teve significativa evolução, evidenciando a eficácia e importância de atividades educativas desenvolvidas para agregar conhecimento a esses profissionais.Folheto Acesso aberto (Open Access) Alimentação amazônica: guia para pessoas com estomia(Universidade Federal do Pará, 2019) BARROS, Kellyne Santana; CUNHA, Regina Ribeiro; LOURENÇO-COSTA, Vanessa Vieira; http://lattes.cnpq.br/1240334214775441; http://lattes.cnpq.br/5199175496518877; http://lattes.cnpq.br/0235984184315218A possibilidade de desenvolver um trabalho sobre alimentação para as pessoas com estomia da região amazônica foi a principal motivação para elaboração desta tecnologia educacional. Essa perspectiva foi motivada enquanto Bolsista de Extensão junto ao projeto “Rede Dialógica de Pessoas com Estomia- ReDE” e em atividades de pesquisa junto ao Projeto “Perfil de Estomizados no Contexto Amazônico – PESCA”; vinculado ao Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Estomaterapia da Amazônia - ENFESTA. Durante o período das atividades extensionistas percebeu-se que as dúvidas em relação ao consumo dos alimentos regionais (açaí, farinha, peixe de pele e outros) eram frequentes entre as pessoas com estomia. A problemática com a infraestrutura local, incompatibilidade de horários, dificuldade da participação das pessoas, entre outros, foi uma dificuldade superada; fazendo com que as atividades extensionistas, atividades de pesquisa e as vivências motivadoras atingissem seus objetivos despertando o interesse em disponibilizar a este público uma tecnologia educacional que proporcionasse informações sobre o consumo de alimentos da região amazônica. O diálogo entre as áreas de conhecimento de Enfermagem em Estomaterapia, Nutrição, Artes Visuais e as Novas Mídias favoreceram a interseção de saberes na produção do conhecimento coletivo por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão na perspectiva interdisciplinar; de valor imensurável ao desenvolvimento acadêmico e a produção do conhecimento na região amazônica.Folheto Acesso aberto (Open Access) Guia prático: exames laboratoriais na prática do enfermeiro(Universidade Federal do Pará, 2023) PEDREIRA, Núbia Pereira; COSTA, Elaine Thayna Trindade; RAMOS, Aline Maria Pereira Cruz