CBRAG - Campus Universitário de Bragança
URI Permanente desta comunidade
Em 1987 esse Campus se constituiu inicialmente com cinco cursos ofertados na modalidade intervalar e paulatinamente solidificando-se no município de Bragança. Em 1992 foram ofertados na modalidade regular, os cursos de Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Pedagogia e Matemática. Nesse período ingressam os primeiros docentes para assumirem os cursos implantados. Em 1997, foi implantado o programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental e, posteriormente a criação do Instituto de Estudos Costeiros. Além de ofertar os cursos na modalidade regular e intensivo, o Campus de Bragança oferta ainda 12 cursos na modalidade presencial em Bragança e Augusto Corrêa.
Navegar
Navegando CBRAG - Campus Universitário de Bragança por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Are the species of the Genus Avicennia L. (Acanthaceae) a “Superhost” plants of gall-inducing Arthropods in mangrove forests?(2013) SANTOS, Rita de Cassia Oliveira dos; FERNANDES, Marcus Emanuel Barroncas; MARTINS, Marlucia BonifacioCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Pescando infâncias: espaços de aprendizagem e interação de crianças no contexto da pesca artesanal, Vila Tucum/Bragança-PA(2017) CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite; FERNANDES, Daniel dos SantosCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Açai: tradição, identidade e saberes(2017) CAVALLI, Gabriella Bianca Miuta; SARAIVA, Luis Junior CostaCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Reflexões epistemológicas entre ciência e tecnologia: práticas e representações em comunidades tradicionais na Amazônia(2018) SANTOS, Katia Barros; SARAIVA, Luis Junior Costa; ALVES, Marileide MoraesLivro Acesso aberto (Open Access) Andanças (entre) lugares: 10 notas de pesquisa sobre a Amazônia paraense(Pedro & João, 2018) CRUZ, Marcos Murelle Azevedo; ROSÁRIO, Jocenilda Pires de Sousa do; ROSÁRIO, Samuel Antônio Silva do; FERNANDES, Daniel dos SantosEsta obra utiliza uma abordagem entre diferentes campos do conhecimento em busca de um fortalecimento teórico e metodológico das análises realizadas na e sobre a Amazônia brasileira. História, literatura, antropologia, física, educação, são algumas das áreas de conhecimento que estão presentes nas ‚ dez notas de pesquisa aqui apresentadas em artigos que tem como eixo em comum, diversas temáticas que envolvem a Amazônia, em suas dinâmicas religiosas, literárias, históricas e antropológicas.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Experiências de exploração do cotidiano(2018) SOUZA, Ana Paula Vieira eCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina(2018) SANTOS, Raquel Amorim dosEste capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Bragança (PA), de 2017 (de 0 a 3 anos) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. No primeiro momento discorre-se sobre o currículo e as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no segundo, aborda-se acerca da identidade da criança negra, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto de Extensão da UFPA sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e seus desdobramentos no currículo da Educação Infantil.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Conhecimento e experiência imaginária: para uma hermenêutica das imagens em mosaicos, em Castanhal (PA)(2018) CRUZ, Marcos Murelle Azevedo; FERNANDES, Daniel dos SantosCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Nestes momentos lúgubres de ontem: literatura e história nas páginas de Guimarães Rosa e nas de Eric Hobsbawm(2018) TEIXEIRA, Everton LuísCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Projeto estético da tetralogia amazônica de Benedito Monteiro(2018) SOUZA, Abilio Pacheco deLivro Acesso aberto (Open Access) Caminhos da resistência: memória, história e pós-colonialismo(Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA, 2021) ROCHA, Ana Lília Carvalho; SARMENTO-PANTOJA, Tânia Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; http://lattes.cnpq.br/3707451019100958Este livro é o resultado do trabalho que desenvolvemos em parceria com projetos desenvolvidos no grupo de pesquisa Estudos sobre Narrativas de Resistência (NARRARES) e o projeto de pesquisa Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas (CRENAC), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA).Livro Acesso aberto (Open Access) Jovens que contam: memórias(Universidade Federal do Pará, 2024) CHAVES, Maria Helena Rodrigues; GUIMARÃES, Alana do Socorro Chaves; COSTA, Marília de Fátima Souza Amorim da; ROCHA, Sofia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2237023869150484; http://lattes.cnpq.br/4431296458058227; http://lattes.cnpq.br/2325828233866558; http://lattes.cnpq.br/5414480798348012Este livro trata de contação de histórias nunca antes contadas, memórias de nomes, olhos, risos e vozes, desenhos, letras e artes, cheiros e cores, gestos e brincadeiras, ecos do ano de 2023, contados por jovens amigos de uma escola da Amazônia paraense. As histórias nasceram no âmbito do projeto de extensão “Práticas de Linguagem e decolonialidade: a língua portuguesa na escola e na vida de alunos com baixo desempenho escolar”, subsidiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão - PIBEX, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará - PROEX/UFPA. E guardam as memórias dos alunos que participaram do projeto e que serão rememorados, relembrados, recordados, revividos nos corações que lerem, recontarem ou escutarem tais histórias, por mais que o tempo transcenda.