ICS - Instituto de Ciências da Saúde
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O Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma unidade acadêmica de formação superior em graduação e pós-graduação voltada para a área de conhecimento das Ciências da Saúde. É constituído por seis (6) faculdades: Enfemagem; Farmácia; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Medicina; Nutrição e Odontologia. Possui sete (7) programas de pós-graduação strictu sensu dos quais seis (6) ofertam cursos de mestrado e um (01) oferta curso de doutorado: Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica; Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas; Pós-Graduação em Enfermagem; Pós-Graduação em Odontologia; Pós-Graduação em Química Medicinal e Modelagem Curricular; Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia; Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica. Possui dois (2) Programas de Residência Multiprofissional (lato sensu): Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Clínica Integrada
Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Assim, Tem como fins: proporcionar o ensino de graduação e de pós-graduação, a pesquisa e a extensão no seu específico campo científico e técnico, na forma de seu Regimento e em consonância com o Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal do Pará.
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Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Ação educativa para os portadores de diabetes e hipertensão arterial matriculados em uma ESF de Belém-PA(2019) LEMOS, Eliomara Azevedo do Carmo; PIRES, Carla Andréa Avelar; MACEDO, Geraldo Mariano Moraes de; OLIVEIRA, Céres Larissa Barbosa de; SILVA, Sérgio Bruno dos SantosTrata-se de um relato de experiência vivenciado pelos alunos de medicina que fazem parte do PET-Saúde da UFPA. A Ação foi voltada para os pacientes matriculados no Hiperdia de uma ESF em Belém-PA. O momento possibilitou aproximação do grupo e o reconhecimento das principais causas que interferem no manejo adequado dessas patologias, bem como possibilitou que os alunos orientassem o grupo a conduzir o tratamento de forma mais adequada.Folheto Acesso aberto (Open Access) Manual de orientação a pessoa com estomia na região amazônica(Associação Brasileira de Estomaterapia, 2019) CUNHA, Regina Ribeiro; RABELLO, Rafaelle Ribeiro; LOURENÇO-COSTA, Vanessa Vieira; http://lattes.cnpq.br/5199175496518877; http://lattes.cnpq.br/7367251955373676; http://lattes.cnpq.br/0235984184315218Este manual é produto do Projeto de Extensão Rede Dialógica de Pessoas com Estomia–subsidiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX-UFPA). Foi desenvolvido por meio de encontros mensais, nos anos de 2013 a 2016 com pessoas com estomia e seus familiares, cadastradas no Serviço de Atenção à Pessoa com Estomia, da Unidade de Referência Especializada (URE) - Presidente Vargas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESPA/SUS-PA). O objetivo principal foi promover um espaço coletivo de ação-reflexão-ação, favorecendo o diálogo entre os usuários, familiares, discentes, docentes e profissionais de saúde considerando as necessidades das pessoas com estomia que participaram das atividades. Cada encontro foi possível mediar os temas sobre cuidados básicos com a estomia e região periestomia, alimentação, atividade física, direitos da pessoa com estomia, priorizando o processo de reabilitação e melhoria da qualidade de vida dessa população, especialmente da região amazônica.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Assistência integral ao paciente obeso experiência em ensino e extensão(2019) DAVID, Tiago Franco; SOUZA, Ana Carolina Contente Braga de; FELÍCIO, Karem Mileo; FELÍCIO, João Soares; CORDEIRO, Camila CastroIntrodução:Obesidade é uma doença definida pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo corporal. Tal acúmulo está acima dos níveis ideais, comprometendo a saúde dos indivíduos, levando a prejuízos que incluem alterações metabólicas, dificuldades respiratórias e do aparelho locomotor. No Brasil, dados recentes sobre incidência de obesidade e sobrepeso são alarmante, 52% da população brasileira está acima do peso, enquanto 17,9% é obesa . A prevalência, tanto da obesidade, como do sobrepeso vem aumento rapidamente no mundo todo, sendo considerados importantes problemas de saúde pública.Objetivos: Promover a educação continuada do paciente, visando o tratamento adequado de sua doença, a partir do conhecimento dos benefícios obtidos; auxílio no ensino, pesquisa e extensão dos estudantes de graduação e pós graduação em medicina e áreas afins, como nutrição e enfermagem. Descrição da Experiência: Os pacientes incluídos no Programa de Assistência Integral ao Paciente Obeso da Universidade Federal do Pará são atendidos no ambulatório do Hospital Universitário João de Barros Barreto por uma equipe multidisciplinar. Resultados: Foram atendidos 41 pacientes com CID principal E66 (obesidade) notificados através de ficha de produção de médicos endocrinologistas, além de pacientes obesos não notificados através das fichas de produção da equipe por terem outras patologias como CID principal. Os pacientes foram atendidos no período de março de 2017 a agosto de 2017. Conclusão: Além do atendimento à demanda do ambulatório, o programa também serviu como capacitação dos alunos do 7º semestre do curso de medicina, e dos alunos vinculados ao projeto de Monitoria em Endocrinologia.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Inclusão de população indígena e os desafios para prática docente hospitalar em enfermagem no ensino superior: relato de experiência(2019) LIMA, Edileuza Nunes; POLARO, Sandra Helena Isse; TAVARES, Roseneide dos Santos; SOUZA, Carlos Benedito MarinhoA atuação docente na formação do enfermeiro perpassa não somente pelo ato de ensinar ou transferir conhecimentos, mas sim em um ambiente teórico- prático que permita ao acadêmico de Enfermagem o desenvolvimento da capacidade critico reflexivo, tendo como base a metodologia da problematização. O Trabalho teve como objetivo relatar a experiência relacionada aos desafios enfrentados pelo docente na pratica hospitalar em enfermagem no ensino superior com discentes indígena; Identificar as praticas hospitalares que teriam maiores implicações no contexto do ensino- aprendizagem com discentes indígena. O cenário da experiência envolveu o ambiente hospitalar, diante do desenvolvimento teórico- prático do Componente Curricular Médico- Cirúrgico. Resultando em condições de ansiedade, medo, angustia por parte do docente quando exercer função supervisão no desempenho das práticas de cuidados assistenciais por acadêmico indígena. As observações permitiram compreender que os discentes indígenas demonstram fragilidades não na formação mas pelos valores culturais. Competindo ao enfermeiro docente desenvolver competências e habilidades para permitir que esse cenário seja vivenciado pelo acadêmico indígena de enfermagem, permitindo a inclusão do mesmo e superar os desafios do ensino-aprendizagem, sendo flexível, sem exceder em métodos avaliativos rigorosos e respeitando a transculturalidade acadêmica.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Falando sobre hipertensão arterial com agentes comunitários de saúde, antes e depois de uma prática educativa: relato de experiência(2019) PEREIRA, Rafaela Garcia; PINHEIRO, Dirce NascimentoEm um evento voltado a Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foram abordados aspectos relevantes quanto à Hipertensão Arterial Sistêmica, como fatores de risco e tratamento. Os ACS responderam a um mesmo instrumento avaliativo em dois momentos: antes e depois de uma oficina educativa sobre o assunto em questão. Foi observado que após a atividade, o desempenho dos avaliados teve significativa evolução, evidenciando a eficácia e importância de atividades educativas desenvolvidas para agregar conhecimento a esses profissionais.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Fisioterapia reduz dor, aumenta força e melhora a qualidade de vida em paciente com poliartralgia pós infecção por vírus Chikungunya(2019) OLIVEIRA, Abner Vinícius Rolim de; ALMEIDA, Mylena Cristina Ever de; MESQUITA, Izabela Cristina Nogueira; TENÓRIO, Pamela Maria de Lima; MORAES, Suellen Alessandra Soares deChikungunya fever is characterized by intense polyarthralgia, which affects large and small joints symmetrically, and lasts for long periods. Faced with this it is believed that physiotherapy plays an indispensable role in improving this condition. The objective of the study is to evaluate the effects of a physical therapy program on quality of life, palmar grip strength and pain in a patient with polyarthralgia after Chikungunya virus infection. The number of pain sites and the pain intensity was evaluated by the Visual Analogue Scale, palmar grip strength by manual dynamometry and quality of life were evaluated by the SF-36 questionnaire. The treatment consisted of 9 sessions, twice a week, lasting one hour. The protocol involved electrotherapy, manual therapy and kinesiotherapy. Male patient with clinical diagnosis of Chikungunya fever and back and neck pain prior to infection. The pain sites were initially numbered 11, and the pain classified as intense (VAS=9). After the intervention there was reduction to 4 painful sites, of which half were pre-existing viral infection, and the pain was classified as moderate (VAS=7). Palmar grip strength increased from 6.04 Kgf to 24.64 Kgf on the right hand and from 24.79 Kgf to 29.63 Kgf on the left. The SF-36 mean increased from 17.43 to 54.68. The proposed physiotherapeutic treatment reduced the number of pain sites, improved palmar grip strength and patient quality of life.Folheto Acesso aberto (Open Access) Alimentação amazônica: guia para pessoas com estomia(Universidade Federal do Pará, 2019) BARROS, Kellyne Santana; CUNHA, Regina Ribeiro; LOURENÇO-COSTA, Vanessa Vieira; http://lattes.cnpq.br/1240334214775441; http://lattes.cnpq.br/5199175496518877; http://lattes.cnpq.br/0235984184315218A possibilidade de desenvolver um trabalho sobre alimentação para as pessoas com estomia da região amazônica foi a principal motivação para elaboração desta tecnologia educacional. Essa perspectiva foi motivada enquanto Bolsista de Extensão junto ao projeto “Rede Dialógica de Pessoas com Estomia- ReDE” e em atividades de pesquisa junto ao Projeto “Perfil de Estomizados no Contexto Amazônico – PESCA”; vinculado ao Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Estomaterapia da Amazônia - ENFESTA. Durante o período das atividades extensionistas percebeu-se que as dúvidas em relação ao consumo dos alimentos regionais (açaí, farinha, peixe de pele e outros) eram frequentes entre as pessoas com estomia. A problemática com a infraestrutura local, incompatibilidade de horários, dificuldade da participação das pessoas, entre outros, foi uma dificuldade superada; fazendo com que as atividades extensionistas, atividades de pesquisa e as vivências motivadoras atingissem seus objetivos despertando o interesse em disponibilizar a este público uma tecnologia educacional que proporcionasse informações sobre o consumo de alimentos da região amazônica. O diálogo entre as áreas de conhecimento de Enfermagem em Estomaterapia, Nutrição, Artes Visuais e as Novas Mídias favoreceram a interseção de saberes na produção do conhecimento coletivo por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão na perspectiva interdisciplinar; de valor imensurável ao desenvolvimento acadêmico e a produção do conhecimento na região amazônica.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico(2020) CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos; TOMÁS, Alessandra Mendonça; COSTA, Victor Oliveira da; JARDIM, Naina Yuki Vieira; SILVA, Rafael Oliveira da; CUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes Marçal; PONTES, Helen Tatiane Santos; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; BENTO-TORRES NETO, João; BENTO-TORRES, Natáli Valim OliverScientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was to investigate the scientific communication’ contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy. This is a qualitative study, based on a narrative approach. Banners and experiments were used as motivators for the discussion and Neurosciences’ concept explanations and demystification of neuromyths. People of all ages and social classes who were at the university were welcome to participated. Based on the discursive textual analysis, the categories were analyzed: i) Critical and reflective positioning; ii) motivated personal experiences; iii) reflections on habits and potential changes; iv) collaborative and integrative personal and professional learning. We concluded that scientific communication was effective to clarified neuromyths, improve autonomy and adherence on healthy lifestyle, as well as for the academic and professional education of the students involved.Folheto Acesso aberto (Open Access) Estudante universitário: como prevenir a ansiedade e o estresse em tempos de coronavírus?!: uma abordagem da terapia ocupacional(2020) CABRAL, Thaís Gomes; http://lattes.cnpq.br/2568693502877190Este folheto é uma iniciativa do Projeto “Fisioterapia e Terapia Ocupacional na assistência ao discente universitário da UFPA”, voltado para trazer orientações sob a ótica da Terapia Ocupacional para estudantes universitários da UFPA e outras instituições, sobre estratégias que podem ser utilizadas no âmbito domiciliar para minimizar e atenuar e/ou evitar episódios de estresse e ansiedade no tempo quarentena e isolamento do Coronavírus.Folheto Acesso aberto (Open Access) Guia de orientações fisioterapêuticas na assistência ao paciente pós COVID-19(Universidade Federal do Pará, 2020) AVILA, Paulo Eduardo Santos; PEREIRA, Raphael do Nascimento; TORRES, Daniel da CostaEste guia se propõe a orientar discentes e profissionais Fisioterapeutas na atenção ao paciente que evoluiu com COVID-19. Será feita breve explanação sobre suas características, aprofundando conteúdos científicos atuais sobre fenótipos e prováveis complicações, assim como orientações especializadas sobre avaliação e reabilitação. Tais informações subsidiam o Fisioterapeuta a promover melhor assistência ao paciente com limitações provenientes dessa pandemia.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Percepção de pacientes com artralgia pós-arboviroses acerca do tratamento fisioterapêutico: relato de dois casos(2020) TENÓRIO, Pamela Maria de Lima; MESQUITA, Izabela Cristina Nogueira; OLIVEIRA, Abner Vinícius Rolim de; ALMEIDA, Mylena Cristina Ever de; MORAES, Suellen Alessandra Soares deObjetivo: Verificar as percepções de duas pacientes com artralgia pós-infecção por arboviroses acerca do atendimento fisioterapêutico ofertado em um projeto de extensão. Método: Foram analisadas as fichas de avaliação e evolução das pacientes, onde foi mensurado o quadro álgico através da Escala Visual Analógica de Dor (EVA) e aplicado o questionário de qualidade de vida SF-36. Além disso, foi elaborada uma entrevista retrospectiva semiestruturada com ambas as pacientes. Como condutas terapêuticas, foram utilizadas eletrotermoterapia, cinesioterapia e terapia manual. Resultados: Observou-se que, após o tratamento fisioterapêutico, houve diminuição na intensidade da dor e aumento da qualidade de vida em ambas as pacientes. Segundo o relato das voluntárias, o tratamento foi positivo por possibilitar melhora na capacidade funcional e maior participação em atividades sociais e de vida diária. Conclusão: O tratamento fisioterapêutico proporcionou redução da dor e aumento da qualidade de vida, sendo positivo, na percepção das pacientes, por contribuir com melhora da capacidade funcional e aumento na frequência de realização de atividades diárias e sociais.Folheto Acesso aberto (Open Access) As Higiênicas aventuras do Alquingel(Universidade Federal do Pará, 2021) COUTINHO, Fernando Maia; RIBEIRO, Márcio César Marvão; NOGUEIRA, Talles Levi Pereira; GEHA, Yuri FadiEsta cartilha foi produzida por um grupo de 5 amigos universitários que almejavam realizar algo concreto e de utilidade comunitária frente à situação atual. Destacamos a orientação e parceria da Dra. Izaura Vallinoto e do Dr. Antonio Vallinoto, contribuindo para esse projeto encantador. Assim, essa cartilha para colorir surge como uma extensão do personagem criado para o aplicativo CoronaFinder PA, o Alquingel. Ele irá, de forma leve e didática, aprender com cada um de vocês a importância da higienização das mãos.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Efeitos dos exercícios mente-corpo sobre a saúde mental, cognitiva e funcional do idoso(2022) OLIVEIRA, Jhonatta Marcos Torres de; SANTOS, Mayara do Socorro Brito dos; BENTO-TORRES, Natáli Valim OliverObjective: An active lifestyle and the practice of mind-body exercises can improve the age-related cognitive decline, aspects of mental health and functional autonomy of the aging population. Method: An integrative literature review was performed on PubMED, Scopus, Science Direct and Cochrane databases. The following descriptors were used: “mind-body therapies”, “mental health”, cognition and aging. Inclusion criteria: a) full text availability; b) older adults as study participants, having as intervention some sort of mind-body exercise or systematic reviews and / or meta-analysis of experimental studies; c) cognition or mental health as outcomes; d) articles published since 2010. Results: Mind-body exercises such as Pilates, Yoga, Tai-chi, Mindfulness and Qigong are suitable for older adults’ specific demands. If practiced regularly, mind-body exercises can prevent declines and improve aspects of mental and cognitive health in aging, contributing to the preserved functional autonomy and independence to perform the daily life activities on aging. Conclusion: Mind-body exercise are safe and effective therapies to maintain and improve mental, cognitive, and physical health of older adults’ population and may be an option to primary health care settings.Livro Acesso aberto (Open Access) Saúde da criança paraense na atenção básica: articulação entre ensino, pesquisa, serviço e gestão(Rede Unida, 2022) OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de; TAVARES, Roseneide dos Santos; CAMPELO, Luiz Marques; http://lattes.cnpq.br/9266787581530443; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086; http://lattes.cnpq.br/1973683770659049Este livro tem doze capítulos que relatam as práticas realizadas no Projeto Multicampi Saúde da Criança, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX/UFPA). O referido Projeto foi uma estratégia inovadora que visou efetivar a formação interprofissional em saúde coletiva, na promoção do desenvolvimento de crianças como direito social, em ações que materializavam a formação cotidiana – de estudantes e professores(as), profissionais e comunidades – em prol da construção da extensão como atividade de inclusão social e articulação da universidade com a sociedade.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Ensino superior em saúde através de atividades de extensão universitária durante a pandemia de Covid-19: a telereabilitação de paciente idoso como estratégia de formação do fisioterapeuta(2022) CONCEIÇÃO, Ana Beatriz Souza da; NUNES, Nicoly Thiffany Mainard; COUTO, Thaís Paula de Campos; CARVALHO, Josilayne Patrícia Ramos; ÁVILA, Paulo Eduardo Santos; BENTO-TORRES, Natáli Valim OliverThe aging population requires that physical therapy students have adequate knowledge about caring for older adults. To this end, universities have included extension activities in their curricula, dedicated to providing physical therapy interventions for older adults. However, social isolation during the pandemic of COVID-19, induced the undergraduate program to replace their presential teaching activities with digital modes. In this context, telerehabilitation became the alternative for maintaining physical therapy intervention for older patients in social isolation and for maintaining academic activities. The aim of this study is to report the experiences of three Physical Therapy students during the tele-rehabilitation of an elderly couple and, at the same time, to analyze the effectiveness of the teaching strategy for the training of physical therapy professionals. The phases of the course proposed by the university professors were reported, which included assessment and telerehabilitation, as well as discussion of clinical cases with the other students. Overall, the patients showed clinical improvements and the skills and knowledge proposed during the semester were fully and partially achieved. We conclude that telerehabilitation as an option for curricular practice activities provided an effective way to address the learning gaps caused by the pandemic.Folheto Acesso aberto (Open Access) Guia prático: exames laboratoriais na prática do enfermeiro(Universidade Federal do Pará, 2023) PEDREIRA, Núbia Pereira; COSTA, Elaine Thayna Trindade; RAMOS, Aline Maria Pereira Cruz