Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA/IFCH
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA/IFCH por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Xingu, barragem e nações indígenas(2005) BELTRÃO, Jane Felipe; PONTES JUNIOR, Felício de AraújoCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Imigração portuguesa, casamento e riqueza em Belém (1870-1920)(2009) CANCELA, Cristina DonzaCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Catolicismo, religiosidade e cultura popular entre pescadores e camponeses na Amazônia Oriental(2009) MAUÉS, Raymundo HeraldoCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Arqueologia do Marajó das florestas: fragmentos de um desafio(2010) MARTINS, Cristiane Maria Pires; SCHAAN, Denise Pahl; SILVA, Wagner Fernando da Veiga eCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Territórios tradicionais ou patrimônio(s) cultural(is) olvidado(s)(2010) BELTRÃO, Jane FelipeCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Patrimônio arqueológico do Marajó dos campos(2010) SCHAAN, Denise Pahl; MARTINS, Cristiane Maria Pires; PORTAL, Vera Lúcia MendesCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Diversidade biocultural: conversas sobre antropologia(s) na Amazônia(2012) BELTRÃO, Jane Felipe; SCHAAN, Denise Pahl; SILVA, Hilton Pereira daCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Caracterização social da Resex Auati-Paraná e entorno(2013) HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; TOLEDO, Renata Ferraz de; RIBEIRO, Maria de Nazaré de Lima; SILVA, Katiane; BARBOSA, Claudia LouroCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Mulheres camponesas e reprodução de grupos domésticos(2013) NEVES, Delma Pessanha; MAUÉS, Maria Angelica MottaCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Movimentos, povos & cidadanias indígenas: Inscrições constitucionais e direitos étnicos na América Latina(2014) BELTRÃO, Jane Felipe; OLIVEIRA, Assis da CostaCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Comunicando a arqueologia: discutindo o papel da sociedade de arqueologia brasileira(2017) CALIPPO, Glória Maria Vagioni Tega; CALIPPO, Flávio Rizzi; ALMEIDA, Marcia Bezerra deCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Sexualidade amazônica(2017) GONTIJO, Fabiano de Souza; FERNANDES, Estevao RafaelLivro Acesso aberto (Open Access) Imagem, arte, ética e sociedade(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2018) MENDONÇA, Kátia Marly Leite; http://lattes.cnpq.br/5325063796266136Este livro é produto principalmente das discussões ocorridas durante o Seminário Ética e Sociedade: reflexões sobre a Arte e sobre a Paz, realizado no período de 05 a 07 de dezembro de 2016, no Auditório da CNBB em Belém do Pará, com apoio da CAPES- Coordenação de Pessoal de Nível Superior e do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.Livro Acesso aberto (Open Access) Imagem, arte, ética e sociedade: percursos da pesquisa(Marques, 2020) MENDONÇA, Katia; SERRA NETTO, Helio Figueiredo da; SILVA, Irene de Jesus; http://lattes.cnpq.br/5325063796266136; http://lattes.cnpq.br/4224391015335802; http://lattes.cnpq.br/4728699694789352Este livro foi pensado como um desdobramento das pesquisas realizadas por um grupo de pesquisa homônimo e se propõe pesquisar temas que transitam por imagens, arte, tecnologias, religião e literatura, mas que são atravessados por um eixo comum, a ética, relação primordial de alteridade. O livro nos leva a retomar temas contemporâneos, tendo como foco a compreensão da relação de alteridade em diferentes esferas. Ele foi idealizado e organizado durante o ano de 2019 e finalizado em 2020, no momento em que o mundo é assolado pela pandemia do COVID-19. Embora trágico, o momento acaba sendo oportuno, já que diante deste cenário muitas pessoas começam a refletir sobre quem somos, qual o sentido da vida e quem são esses que nos cercam. O outro, mesmo que de forma trágica, emerge como algo que não posso mais ignorar, e que está diante de nós, a vida, fragilizada diante de tantas mortes, se torna um apelo para repensarmos nossas relações e o sentido da finitude e, inevitavelmente, a importância de Deus em nossas vidas. Sendo assim, este livro nos ajuda a ampliar de forma teórica estas questões, e tem como eixo central refletir sobre o eu e o outro, ou melhor, sobre o Eu e Tu, para expressar o termo buberiano que é tão caro as nossas pesquisas.Livro Acesso aberto (Open Access) 60 Dias de isolamento: uma interpretação sobre o viver e sentir durante a pandemia(Gato Ed, 2021) CARDOSO, Denise Machado; BANDEIRA NETTO, Felipe; http://lattes.cnpq.br/2685857306168366; http://lattes.cnpq.br/9262054664287179Este livro é a resultante de desejos mútuos, seja a vontade de possibilitar a graduandos e graduandas produzirem academicamente nas mais amplas esferas da escrita e outras formas de linguagem, seja na experiência da educação voltada para a autonomia, conforme proposto pelo mestre Paulo Freire. Imprimir, portanto, a percepção de múltiplas pessoas sobre o isolamento social e como estas estavam e/ou lidaram com este momento, tornou-se o objetivo central desta proposta de coletânea. Desejamos, caro leitor, cara leitora, que estas narrativas de vida traduzidas em poesia, fotografias, cartas, contos, ensaios e artigos inspirem a, também escrever, narrar, fotografar, dizer e refletir sobre o viver e sentir de modo introspectivo e intimista os nossos tempos.Livro Acesso aberto (Open Access) Amazônia negra: imagens, narrativas e saberes em diálogo(Monteiro, 2022) CONRADO, Mônica Prates; BARROS, Thiane Neves; ESTEVES, Lorena; http://lattes.cnpq.br/6141735247260273; http://lattes.cnpq.br/2685700768655045; http://lattes.cnpq.br/6917631244983786Livro Acesso aberto (Open Access) Ecopolítica, necropolítica e resistências em tempo de pandemia(Cabana, 2022) SILVA, Marly Gonçalves da; MOURA, Edila Arnaud Ferreira; PARDINI, PatrickLivro Acesso aberto (Open Access) Caderno cartográfico quilombola: valores para uma educação escolar afro-amazônica(Universidade Federal do Pará, 2024) PEIXOTO, Rodrigo Corrêa Diniz; http://lattes.cnpq.br/9872938064820413Este livro é uma produção coletiva que busca dar forma a um material didático para uma educação escolar quilombola voltada a valores afro-amazônicos. Seu uso nas comunidades e em sala de aula passa pela sua apropriação por parte das/os docentes, para que possa ser utilizado de forma flexível e criativa, servindo tanto ao ensino fundamental como ao ensino médio, a depender do aprofundamento que se dê aos temas abordados. O Caderno propõe essa interação entre escola e comunidade como um valor pedagógico, posto que seu objetivo é contribuir para integrar educandos e moradores na cultura do território. Para tanto, este material didático prevê no seu uso metodológico a transmissão intergeracional de costumes, estéticas, conhecimentos, crenças e valores.