Navegando por Editora "Paka-Tatu"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Brinquedos de saúde: experiências de educação e cuidado na produção de vida(Paka-Tatu, 2019) MATOS, Lucília da Silva; MEDEIROS, Larissa Gonçalves; LIMA, Vitor Nina de; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195; http://lattes.cnpq.br/2555647907023559; http://lattes.cnpq.br/8828989466087326Este livro é motivado por uma série de experiências realizadas na cidade quando, ao agenciar afetos, tomaram forma artes, pedagogias e clínicas em encontros mobilizados pelo cuidado: brinquedos de saúde. Brinquedos inventados coletivamente pela cidade: ensinar, cuidar, expressar, percorrer caminhos desviantes entre universidade e de serviços de saúde, de assistência social, assim como praças, esquinas, asilos. Ali, na contradição da cidade, fazer teatro, música, dança, conhecer expressões populares e a memória do povo, agir em bando, coletivo, contradizer-se e reinventar-se. Experiências tão plurais que nem cabem neste livro nem em uma história única, que, feita a muitas mãos, pode ser encontrada em outras fontes, projetos, documentos, coletivos. Longe do esgotamento, aqui reunimos novas pistas ao cenário complexo dos movimentos de afirmação de direitos humanos, especialmente do direito de existir e da constante reinvenção de modos de relação e organização, produzidas a partir da reflexão crítica das práticas realizadas durante o projeto “Brinquedos de Saúde” e do diálogo com outras experiências-fonte em diferentes locais do Brasil.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais(Paka-Tatu, 2018) PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de PontesEsse estudo narrativo aborda aulas de ciências para discutir as atividades investigativas e a formação inicial de professores nos anos iniciais. Visa responder à pergunta: Que aspectos formativos contribuem para o encaminhamento de atividades investigativas no ensino de ciências nos anos iniciais? Os sujeitos, autores da prática foco de estudo, pertenciam ao quadro de professores temporários da Semed-Bujaru e eram discentes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - LIECML do Parfor, polo Bujaru. Em conjunto com uma turma multisseriada dos anos iniciais, investigaram a origem do carapanã. A realização da investigação foi registrada com o uso de vídeo, fotos e produção escrita. O material foi analisado sob o enfoque da formação de professores e do ensino de ciências para os anos iniciais. O contexto formativo e a capacidade criativa do professor são aspectos formativos relevantes desse processo.Livro Acesso aberto (Open Access) Ocho años del PARFOR en la Universidade Federal do Pará: contribuciones a la enseñanza de ELE(Paka-Tatu, 2018) SANTOS, Janderson Martins dos; SILVA, Antonio Messias Nogueira da; CARRERA, Carlos Cernadas; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes deLivro Acesso aberto (Open Access) Política pública, memória e diversidade nas práticas de esporte e lazer no Estado do Pará(Paka-Tatu, 2019) MATOS, Lucília da Silva; BAHIA, Mirleide Chaar; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195; http://lattes.cnpq.br/6052323981745384Este livro traz análises das políticas públicas, memórias e diversidades das práticas de esporte e lazer do Estado do Pará. Os textos que compõem o livro fazem parte do esforço coletivo construído em torno de três projetos de pesquisa estruturantes do Centro de Desenvolvimento de Políticas Públicas em Esporte e Lazer da Rede Cedes do Pará (Cedes – PA): 1) Observatório do esporte e do lazer de diferentes grupos sociais e étnicos do estado do Pará; 2) Memórias do esporte em Belém do Pará; e 3) Mapeamento do perfil socioeconômico, acadêmico e profissional dos gestores, professores e militantes culturais – Formação e assessoramento de políticas públicas de esporte e lazer.Livro Acesso aberto (Open Access) Sapateado: jogos, brinquedos e brincadeiras(Paka-Tatu, 2023) TEIXEIRA, Erika Gomes; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; ANDRADE, Simei SantosNeste livro, as autoras promovem com maestria a conexão entre jogo e sapateado, incitando a contribuição dessa associação à formação humana, especialmente à formação de crianças e jovens na Amazônia e no Brasil. A obra apresenta uma linguagem acessível a diferentes comunidades e uma abordagem direta dos procedimentos que articulam ludicidade e sapateado, comprometendo-se com a exequibilidade dos jogos por seus diferentes leitores.