Faculdade de Ciências da Linguagem - FACL/CABAE
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Faculdade de Ciências da Linguagem - FACL/CABAE por Título
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Os Desafios da escola do campo em perímetro periurbano: caso da comunidade Jarumã e a escola Adriano Rodrigues Cardoso(2018) LOBATO, Ana Lúcia Vasconcelos; SARDINHA, Marinilda Corrêa; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; RIBEIRO, Daniela de AbreuLivro Acesso aberto (Open Access) A História do livro na Amazônia: da escrita em pedra à tela do computador(Fi, 2021) DUARTE, Raimunda Dias; BARZOTTO, Valdir Heitor; SOUSA, Deusa Maria de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859; http://lattes.cnpq.br/9127475410589664; http://lattes.cnpq.br/7903732047295381; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este livro apresenta os trabalhos que trarão importantes contribuições aos leitores não apenas no sentido de ajudá-los a compreender as diferentes concepções de sociedade, de comportamentos, de educação, de escola, de professor, de práticas pedagógicas, de saberes, de políticas educacionais, mas também de permitir-lhes constituir e construir suas próprias percepções por meio da leitura crítica e do engajamento em investigações diversas na busca de preencher o que ficou sem resposta. A abrangência do tratamento dado às diferentes dimensões que envolvem a história do livro, a história da educação, a história das ideias linguísticas e as abordagens sobre o livro e a educação na contemporaneidade fazem desta obra um instrumento importante para educadores, alunos e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.Livro Acesso aberto (Open Access) A História do livro no Pará: gramáticas e livros de leitura (1850 a 1920)(Fi, 2023) DUARTE, Raimunda Dias; MELO, Rosane Barros de; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859; http://lattes.cnpq.br/9662425408331865Este livro contém nove artigos que tratam sobre o livro como lugar de produção sociopolítica, econômica e cultural, o que permite viabilizar a prática investigativa historiográfica pelas interpretações de sua linguagem, além de revelar práticas culturais e sociais da atividade de aprendizagem. Os textos ora apresentados destacam os livros de leitura e gramáticas usados na escola paraense a partir da segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma ampliação da escola primária, antevista pelos republicanistas como instituição vocacionada a oportunizar a integração social e cultural. Os textos que compõem o livro levam a compreender diversos aspectos do livro como objeto de estudo histórico. Sua organização contribui, especialmente, para a investigação da história das gramáticas que circularam no Pará, escritas por autores paraenses, num momento em que os manuais de gramática circulavam entre o acordo da linguagem e o pensamento nacionalista - que considerava abuso ou imperfeição tudo o que estivesse fora dessa concepção de língua - e a desvinculação ao formalismo acadêmico.Livro Acesso aberto (Open Access) Literaturas: diálogos e resistências(Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA, 2016) PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento Sarmento; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes deCompõe esta obra, os trabalhos realizados ao longo do ano de 2015, concluídos com a realização da quarta edição da Jornada de Estudos de Literatura e Resistência (III JELRE). As ideias aqui apresentadas, por pesquisadores de expressão nacional e internacional, cumprem assim a função de subsidiar as discussões sobre as diferentes perspectivas da categoria resistência, fazendo deste conjunto de textos uma referência acadêmica para pesquisadores, estudantes e professores, bem como representantes dos mais diversos organismos sociais que reconheçam na arte uma expressão capaz de refletir e representar a resistência na sua amplitude.