Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA
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Livro Acesso aberto (Open Access) Corpos hipersensíveis: fotolivro da turma do 8º período de licenciatura em Teatro da Escola de Teatro e Dança da UFPA(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) ROCHA, Ana Luiza FirmezaCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Peraus da memória: experiências em processos de ensino e aprendizagens de teatro em uma comunidade na Amazônia paraense(2020) BEZERRA, José Denis de Oliveira; CORDEIRO, Rosilene da ConceiçãoO presente capítulo se propõe apresentar um estudo sobre práticas de pesquisa com a Memória, como campo teórico-metodológico, em processos de formação de professores de teatro na Amazônia paraense. Acreditamos que pesquisas sobre a performatividade da cultura amazônica na experiência reflexiva das vivências de escrituras cênicas de alunos-pesquisadores sejam espaços de construção de conhecimento que, aliadas à experiência pedagógica, proporciona uma formação de professores de teatro plural, engajada e alinhada à vida de onde ela deriva, que valoriza os saberes locais em trânsito com as culturas de maneira mais geral.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) A Pesca com a cabrita, um corpo fenomenológico(2017) LIMA, Walter Chile Rodrigues; BAPTISTA, Maria Manuel Rocha Teixeira; LIMA, Wladilene SousaEste texto tem como objetivo dissertar sobre o corpo na pesca e as influências culturais e sociais desse corpo a partir da visão fenomenológica de Merleau-Ponty acerca da percepção e das sensações. O estudo se concentrará na pesca que utiliza o instrumento denominado cabrita, rotineiramente realizada na Ria de Aveiro, em Portugal, na captura de bivalves. Apresenta-se a pesca com a cabrita enquanto corpo fenomenológico, histórico, cultural, social e como forma de resistência aos valores contemporâneos de desenvolvimento. Conclui-se que o pescador e a pescadora artesanal e de subsistência profere o discurso oculto (Scott, 2013) com o movimento do seu corpo, construindo artes de pesca e pescando.Livro Acesso aberto (Open Access) Pulso, suor, presença & teatro: reflexões de jovens escritores(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) ROCHA, Ana Luiza Firmeza; http://lattes.cnpq.br/4604115558008571; https://orcid.org/0000-0002-7717-0011Este livro contém escritas, poemas, artigos, trabalhos de conclusão de curso da graduação [TCCs], reflexões artísticas, prosas, dramaturgias e desenhos. Aqui, o leitor vai encontrar múltiplas espécies de palavras, de rascunhos, de rabiscos, de dizeres, de corpos que escrevem e alcançam o coração e os olhos, por vezes, salgados em lágrimas de reflexão. Esse texto é uma oração. Uma celebração à educação, à entrega, à escuta, à dedicação totalmente inclusiva que uma professora tem com seus alunos, à não fronteira entre sala de aula e fora dos muros universitários.Livro Acesso aberto (Open Access) Teatro do norte brasileiro: coletânea teatro do Maranhão(Editora da Universidade Federal do Maranhão - EDUFMA, 2019) BORRALHO, Tácito Freire; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6354056336043839; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971Este livro é uma Coletânea Teatro do Maranhão, que além de catalogar o acervo dramatúrgico, tem o compromisso de reavivá-lo a cada leitura ou encenação. Os textos escritos para a cena teatral são aqui considerados, sobretudo, como fonte de informações valiosas sobre a época, os costumes e os traços culturais e identitários dos povos que aqui habitam. Uma das peças de Mariana Luz, escritora itapecuruense, a exemplo da obra do autor marajoara Tenreiro Aranha, que faz parte da edição da coletânea paraense, consta nesta como reconhecimento da sua vida artística e literária ter sido passada em Itapecuru Mirim, e ter despontado como a primeira mulher a empreender na arte da dramaturgia e ter construído seu próprio teatro, no interior do Maranhão. Desde então, quantos dramaturgos existiram, quanto produziram, quanto foi perdido, o que ainda resta? Não importa somente quanto. O que importa é que essa memória não pode ser apagada. As novas gerações têm o dever e o direito de conhecê-la e estudá-la.