Livros - FAPED/CCAST
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Livro Acesso aberto (Open Access) Cultura popular lúdica das infâncias na Amazônia: o quilombo como território brincante(Universidade Federal do Pará, 2024) CUNHA, Débora Alfaia da; RODRIGUES, Fernando Feitosa; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; http://lattes.cnpq.br/4593010536360496; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O livro trata sobre as comunidades quilombolas do nordeste paraense, em especial, as comunidades: Menino Jesus de Pitimandeua, em Inhangapi, e São Pedro, em Castanhal. O diálogo com essas comunidades ocorreu pela imersão em diferentes atividades colaborativas com estudantes, professores e lideranças desses territórios, que permitiram compreender a força da cultura popular lúdica da infância amazônica em terras quilombolas. Sendo resultado de um diálogo e de uma observação atenta sobre a cultura infantil nessas comunidades, o livro se constitui em um tributo a esse grupo etário específico, barulhento, vivo e alegre, e um testemunho sobre a força ancestral do brincar, como um construto importante da cultura quilombola que se mantém vivo nas práticas corporais infantis e que torna a criança uma guardiã de cultura popular.Livro Acesso aberto (Open Access) Pesquisas em educação e diversidade: inclusão e direito à diferença(Débora Cunha, 2022) CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este livro apresenta textos que versam sobre à diversidade e a inclusão no campo educativo (o que abarca a defesa de direitos das crianças, mulheres, negros, negras, pessoas com deficiência, entre outros).Livro Acesso aberto (Open Access) No chão da floresta: trabalho, educação e agroecologia na Amazônia(Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, 2020) SOUSA, Romier da Paixão; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; SUZUKI, Júlio César; http://lattes.cnpq.br/4322101637185188; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473; http://lattes.cnpq.br/4360471897465420Nesta obra, os pesquisadores e autores discutem a partir de diferentes áreas de conhecimento a educação campo e sua relação com o trabalho e a agroecologia de forma transdisciplinar. Pode-se perceber que o fio condutor do livro é unir um conjunto de textos oriundo de estudos e pesquisas mostrando significativos avanços no estado da arte da educação do campo e as múltiplas possibilidades de aplicabilidade nos agroecossistemas dos territórios rurais.Livro Acesso aberto (Open Access) Corporeidade e educação na roda de capoeira angola: reflexões sobre a pedagogia de Mestre Bezerra no final da década de 1990(Débora Cunha, 2020) CUNHA, Débora Alfaia daEste livro refere-se, em grande parte, a monografia de especialização em Corporeidade, Esporte e Educação, depositada em 1998, no Centro de Educação, atual Instituto de Educação (ICED), da Universidade Federal do Pará, Campus Belém. O objetivo desta publicação é evidenciar a atualidade dos valores educativos que emanam da roda de capoeira; bem como fazer um tributo aos velhos mestres, como guardiões da memória e produtores culturais relevantes. Apresenta a prática educativa de Mestre Bezerra. Assim, destaco a urgência de políticas de valorização desses mestres negros. Do reconhecimento de seu papel e importância cultural.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação, negritude e interculturalidade: pesquisas e contribuições metodológicas(DAC, 2020) CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este livro reúne artigos elaborados e apresentados em diferentes eventos da área de educação por integrantes do Projeto de Extensão em ludicidade africana e afro-brasileira (LAAB/UFPA). Tais trabalhos marcam ainda o início da organização do grupo de estudo em Interculturalidade e Educação. Do ponto de vista da estrutura do livro, este apresenta 14 artigos, distribuídos em dois momentos, com sete textos cada. O primeiro, denominado “Contribuições metodológicas para a educação das relações étnico-raciais”, reúne artigos voltados à proposição de estratégias didáticas lúdicas para a educação cultural e o combate ao racismo no espaço escolar. Diferentes ações são apresentadas e debatidas nos artigos, como o uso de jogos e tabuleiros africanos; a contação de histórias da tradição africana e afro-brasileira; a literatura, a etnomatemática, o cinema e a produção de jogos digitais. A segundo parte da obra, intitulada “Pesquisas em educação e interculturalidade”, apresenta os resultados de diferentes investigações, sendo que a maioria destas focam na vivência de jovens adultos, em especial de negros, na educação superior. Apenas o último artigo foge dessa problemática, mas apresenta um debate fundamental acerca da garantia de direito à educação para os negros, tendo a revisão das cartas constitucionais como base.Livro Acesso aberto (Open Access) Mancalas e tabuleiros africanos: contribuições metodológicas para educação intercultural(Edição do autor, 2019) CUNHA, Débora Alfaia daEste livro traz variadas possibilidades de jogos e brincadeiras que além de valorizarem os países de origens africanas contribuem com o raciocínio, o equilíbrio, a perspicácia, a concentração, a paciência, o envolvimento coletivo, a experiência e a ciência do Velho Continente. Além de apresentar excelente material pedagógico e didático diretamente da África para a Afro-Amazônia ou Amazônia Negra, este livro será significativo para aprofundar conhecimentos, despertar interesses, abrir mentes, complementar. Pode ser utilizado com/por qualquer público, em diversos ambientes, em atividades curriculares e extracurriculares, em muitas disciplinas, incluindo nas formações de professores.Livro Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras africanas para a educação cultural(Edição do autor, 2016) CUNHA, Débora Alfaia daEsta obra dialoga com a necessidade de pensar a prática escolar como prática contextualizada, preenchida de sentidos e significados que se originam na vida de alunos e professores em suas relações com o mundo que os faz sujeitos, dimensionando A brincadeira como elemento motivador para a releitura da cultura e das origens inter-étnicas do Brasil, a partir do encontro com as brincadeiras de origem africana.