Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico

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Ano de Publicação

2020

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BENTO-TORRES NETO, João. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
BENTO-TORRES, N. V. O. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO)

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Contido em:

Política, planejamento e gestão em saúde

Citar como

CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos et al. Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. In: CASTRO, Luis Henrique Almeida; MORETO, Fernanda Viana de Carvalho; PEREIRA, Thiago Teixeira (org.). Política, planejamento e gestão em saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 3, p. 19-31. ISBN: 978-65-5706-297-5. DOI: 10.22533/at.ed.9752025083. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174. Acesso em:.

DOI

DOI: 10.22533/at.ed.9752025083
A divulgação científica é uma estratégia didática e acessível para levar o conhecimento científico à população e promover o letramento científico como ferramenta de inclusão social. Ao mesmo tempo, configura-se como estratégia de formação profissional dos estudantes de cursos da área da saúde. O objetivo deste estudo foi investigar que contribuições ações de divulgação científica em Neurociências trazem para a formação acadêmica de estudantes da área da saúde e para o letramento científico da população alvo. O presente é um estudo qualitativo, de abordagem narrativa e apresenta pesquisa e reflexão sobre a própria prática dos autores em ações de divulgação científica e educação em saúde. Foram usados banners e realizados experimentos como motivadores para as discussões de esclarecimentos de conceitos em Neurociências e desmistificação de neuromitos. Participaram pessoas de todas as idades e classes sociais que transitavam pela universidade. Com base na análise textual discursiva analisou-se as categorias: i) Posicionamento crítico e reflexivo; ii) experiências pessoais motivadoras; iii) reflexões sobre hábitos e mudanças potenciais; iv) aprendizado pessoal e profissional colaborativo e integrativo. Conclui-se que, por meio da divulgação científica, houve o esclarecimento neuromitos, auxiliando no desenvolvimento de autonomia para a realização de hábitos de vida saudáveis, e desmistificação de mitos e tabus referentes à ciência, assim como registra-se a contribuição da ação de educação em saúde para a formação acadêmica dos estudantes envolvidos

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https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/politica-planejamento-e-gestao-em-saude-9