O Discurso em ontologias: uma abordagem a partir da semiótica discursiva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Ano de Publicação

2019

Editor(es)

Tradutor(es)

Afiliação do(s) Autor(es)

BARROS, Thiago Henrique Bragato. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação

Afiliação do(s) Organizador(es)

Afiliação do(s) Editor(es)

Afiliação do(s) Tradutor(es)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Tema

Editora

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em:

Organização do conhecimento responsável: prometo sociedades democráticas e inclusivas

Citar como

GOMES, Daniel Libonati; BARROS, Thiago Henrique Bragato. O discurso em ontologias: uma abordagem a partir da semiótica discursiva. In: BARROS, Thiago Henrique Bragato; TOGNOLI, Natalia Bolfarini (org.). Organização do conhecimento responsável: prometo sociedades democráticas e inclusivas. Belém: Universidade Federal do Pará, 2019. p. 372-381. E-book. (Estudos Avançados em Organização do Conhecimento, v. 5). ISBN: 978-85-61214-35-7. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/631. Acesso em:.

DOI

Buscou-se compreender, com a utilização da Semiótica Discursiva, de que forma elementos sociais, históricos e ideológicos podem ser reconhecidos e explicitados na representação de um domínio de conhecimento por meio de uma ontologia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva em que, a partir do referencial teórico estudado, foi elaborada uma ontologia que possui fundamentação na Semiótica Discursiva – denominada ontologia semiológica. Essa ontologia, por conta de sua fundamentação teórica, foi construída de uma forma diferente daquela utilizada em ontologias “tradicionais”, especificamente no que concerne à formação dos axiomas que caracterizam os conceitos. Por conta de sua estrutura diferenciada, a ontologia semiológica possibilitou uma forma de explicitar as condições de produção discursiva – condições sócio-histórico-ideológicas – presentes na representação de um domínio. Concluiu-se que, apesar de a ontologia semiológica não ser tão eficiente, tendo em conta os requisitos a que uma ontologia deve atender, esse tipo de ontologia pode auxiliar na investigação de questões importantes para a representação da informação e do conhecimento, especialmente no que tange ao discurso veiculado, mesmo que indiretamente, pelos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs).

Agência de Fomento

Série/Coleção no.:

ISBN

Fonte

País de Publicação

Fonte URI

http://isko-brasil.org.br/?page_id=42