Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1086
Compartilhar:
Tipo: Capítulo de Livro
Ano de publicação: 2020
Autor(es): SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da
SANTOS, Charleane Maria dos
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
FREITAS, Léia Gonçalves de
SOUSA, Cleide Santos de
Afiliação do(s) Autor(es): MILÉO, I. S. O.; FREITAS, L. G. Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira (CALTA)
SOUSA, C. S. Universidade do Estado do Pará, Campus Universitário de Altamira
Título: A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
Contido em: A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 3
Citar como: SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da et al. A contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA. In: SILVA, Américo Junior Nunes da (org.). A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 3. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 17, p. 170-179. ISBN 978-65-5706-533-4. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1086. Acesso em:.
Resumo: O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Governo Federal e busca induzir o aperfeiçoamento da prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciado nas escolas de Educação Básica (BRASIL, 2008). Neste sentido, o objetivo deste estudo é relatar as vivências no âmbito do (PRP), bem como as contribuições no processo formativo dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. A metodologia adotada foi à pesquisa (auto)biográfica, com abordagem qualitativa na perspectiva teórica Passeggi (2008). Para o levantamento dos dados, utilizamos observação e registros em diários de campo, gerando, portanto, um relato de experiência, que problematizou a questão de pesquisa: quais as contribuições do PRP para a formação do residente? As análises dessa problemática apontaram os avanços: 1) capacidade de articular teoria e prática; 2) fundamentação dos argumentos; 3) desenvoltura nas ações de residência; 4) produção do conhecimento sobre a educação do campo.
Abstract: The Pedagogical Residency Program (PRP) 1 is one of the actions that integrate the Federal Government’s National Teacher Training Policy and seeks to induce the improvement of practice in graduation courses, promoting the immersion of the graduate in Basic Education schools (BRAZIL, 2008). In this sense, the objective of this study is to report the experiences in the scope of (PRP), as well as the contributions in the formative process of the students of the Graduation Course of Pedagogy, of the Federal University of Pará, Campus of Altamira. The methodology adopted was (auto) biographical research, with a qualitative approach in the theoretical perspective Passeggi (2008). To collect the data, we used observation and records in field diaries, generating, therefore, an experience report, which problematized the research question: what are the contributions of the PRP to the training of the resident?The analyzes of this problematic pointed out the advances: 1) ability to articulate theory and practice; 2) substantiation of the arguments; 3) resourcefulness in residency actions; 4) production of knowledge about rural education.
Palavras-chave: Prática docente
Professores - Formação
Projeto Residência Pedagógica
Teaching practice
Teachers, Training of
Teachers - In-service training
Fonte: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3631
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Capítulos de Livros - FAE/CALTA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapitulodeLivro_ProjetoResidenciaPedagogica.pdf3,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons