Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174
Compartilhar:
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Josilayne Patricia Ramos-
dc.creatorTOMÁS, Alessandra Mendonça-
dc.creatorCOSTA, Victor Oliveira da-
dc.creatorJARDIM, Naina Yuki Vieira-
dc.creatorSILVA, Rafael Oliveira da-
dc.creatorCUNHA, Jane do Socorro dos Navegantes Marçal-
dc.creatorPONTES, Helen Tatiane Santos-
dc.creatorGONÇALVES, Terezinha Valim Oliver-
dc.creatorBENTO-TORRES NETO, João-
dc.creatorBENTO-TORRES, Natáli Valim Oliver-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9889894524749147pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0933396488981436pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7405117707237711pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6680933340483191pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3287704388994972pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938550740075023pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4533278741411480pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0496932429575513pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7874863858825807pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1927198788019996pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-17T18:05:06Z-
dc.date.available2023-03-17T18:05:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCARVALHO, Josilayne Patricia Ramos et al. Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. In: CASTRO, Luis Henrique Almeida; MORETO, Fernanda Viana de Carvalho; PEREIRA, Thiago Teixeira (org.). Política, planejamento e gestão em saúde. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 3, p. 19-31. ISBN: 978-65-5706-297-5. DOI: 10.22533/at.ed.9752025083. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.doiDOI: 10.22533/at.ed.9752025083pt_BR
dc.identifier.urihttps://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1174-
dc.description.abstractScientific communication is a didactic and accessible strategy to share academic knowledge with to general population and promotes scientific literacy as a tool for social inclusion. At the same time, is a training strategy for students in health science courses. The main aim of this study was to investigate the scientific communication’ contributions for professional education in health sciences and population’ science literacy. This is a qualitative study, based on a narrative approach. Banners and experiments were used as motivators for the discussion and Neurosciences’ concept explanations and demystification of neuromyths. People of all ages and social classes who were at the university were welcome to participated. Based on the discursive textual analysis, the categories were analyzed: i) Critical and reflective positioning; ii) motivated personal experiences; iii) reflections on habits and potential changes; iv) collaborative and integrative personal and professional learning. We concluded that scientific communication was effective to clarified neuromyths, improve autonomy and adherence on healthy lifestyle, as well as for the academic and professional education of the students involved.pt_BR
dc.description.resumoA divulgação científica é uma estratégia didática e acessível para levar o conhecimento científico à população e promover o letramento científico como ferramenta de inclusão social. Ao mesmo tempo, configura-se como estratégia de formação profissional dos estudantes de cursos da área da saúde. O objetivo deste estudo foi investigar que contribuições ações de divulgação científica em Neurociências trazem para a formação acadêmica de estudantes da área da saúde e para o letramento científico da população alvo. O presente é um estudo qualitativo, de abordagem narrativa e apresenta pesquisa e reflexão sobre a própria prática dos autores em ações de divulgação científica e educação em saúde. Foram usados banners e realizados experimentos como motivadores para as discussões de esclarecimentos de conceitos em Neurociências e desmistificação de neuromitos. Participaram pessoas de todas as idades e classes sociais que transitavam pela universidade. Com base na análise textual discursiva analisou-se as categorias: i) Posicionamento crítico e reflexivo; ii) experiências pessoais motivadoras; iii) reflexões sobre hábitos e mudanças potenciais; iv) aprendizado pessoal e profissional colaborativo e integrativo. Conclui-se que, por meio da divulgação científica, houve o esclarecimento neuromitos, auxiliando no desenvolvimento de autonomia para a realização de hábitos de vida saudáveis, e desmistificação de mitos e tabus referentes à ciência, assim como registra-se a contribuição da ação de educação em saúde para a formação acadêmica dos estudantes envolvidospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Borges (aline@ufpa.br) on 2023-03-17T18:03:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CapitulodeLivro_DivulgacaoCientificaSaude.pdf: 1776150 bytes, checksum: 892f71731f7ee2e27b988da76db80956 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Aline Borges (aline@ufpa.br) on 2023-03-17T18:05:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CapitulodeLivro_DivulgacaoCientificaSaude.pdf: 1776150 bytes, checksum: 892f71731f7ee2e27b988da76db80956 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-17T18:05:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CapitulodeLivro_DivulgacaoCientificaSaude.pdf: 1776150 bytes, checksum: 892f71731f7ee2e27b988da76db80956 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/politica-planejamento-e-gestao-em-saude-9pt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectScience communicationpt_BR
dc.subjectNeurosciencespt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.titleDivulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científicopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.relation.ispartofPolítica, planejamento e gestão em saúdept_BR
dc.description.affiliationBENTO-TORRES NETO, João. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas (ICB)pt_BR
dc.description.affiliationBENTO-TORRES, N. V. O. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO)pt_BR
Aparece nas coleções:Capítulos de Livros - Curso de Fisioterapia - FFTO/ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapitulodeLivro_DivulgacaoCientificaSaude.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons