Please use this identifier to cite or link to this item: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/631
Compartilhar:
Type: Capítulo de Livro
Issue Date: 2019
Authors: GOMES, Daniel Libonati
BARROS, Thiago Henrique Bragato
metadata.dc.description.affiliation: BARROS, Thiago Henrique Bragato. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação
Title: O Discurso em ontologias: uma abordagem a partir da semiótica discursiva
Contained in: Organização do conhecimento responsável: prometo sociedades democráticas e inclusivas
Citation: GOMES, Daniel Libonati; BARROS, Thiago Henrique Bragato. O discurso em ontologias: uma abordagem a partir da semiótica discursiva. In: BARROS, Thiago Henrique Bragato; TOGNOLI, Natalia Bolfarini (org.). Organização do conhecimento responsável: prometo sociedades democráticas e inclusivas. Belém: Universidade Federal do Pará, 2019. p. 372-381. E-book. (Estudos Avançados em Organização do Conhecimento, v. 5). ISBN: 978-85-61214-35-7. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/631. Acesso em:.
Resumo: Buscou-se compreender, com a utilização da Semiótica Discursiva, de que forma elementos sociais, históricos e ideológicos podem ser reconhecidos e explicitados na representação de um domínio de conhecimento por meio de uma ontologia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva em que, a partir do referencial teórico estudado, foi elaborada uma ontologia que possui fundamentação na Semiótica Discursiva – denominada ontologia semiológica. Essa ontologia, por conta de sua fundamentação teórica, foi construída de uma forma diferente daquela utilizada em ontologias “tradicionais”, especificamente no que concerne à formação dos axiomas que caracterizam os conceitos. Por conta de sua estrutura diferenciada, a ontologia semiológica possibilitou uma forma de explicitar as condições de produção discursiva – condições sócio-histórico-ideológicas – presentes na representação de um domínio. Concluiu-se que, apesar de a ontologia semiológica não ser tão eficiente, tendo em conta os requisitos a que uma ontologia deve atender, esse tipo de ontologia pode auxiliar na investigação de questões importantes para a representação da informação e do conhecimento, especialmente no que tange ao discurso veiculado, mesmo que indiretamente, pelos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs).
Keywords: Ontologia
Sistemas de organização do conhecimento
Representação da informação e do conhecimento
Semiótica discursiva
Discurso
Source URI: http://isko-brasil.org.br/?page_id=42
Access Type: Acesso Aberto
Appears in Collections:Capítulos de Livros - PPGCI/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CapitulodeLivro_DiscursoOntologiasSemiotica.pdf690,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons