ICEN - Instituto de Ciências Exatas e Naturais
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Inicialmente foi criado o Centro de Ciências Exatas e Naturais, juntamente com outras Unidades Didático-Científico-Administrativas da Universidade, através do Decreto Lei nº 252/67, que autorizou a Reforma Universitária. A partir de 15/03/2007, foi aprovado o novo Regimento, definindo uma nova estrutura e organização, acadêmico-administrtativa, passando com isso a ser denominado de INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS (ICEN). O ICEN é constituído atualmente por 6 Faculdades e 4 Programas de Pós-Graduação. As atividades do Instituto são apoiados e executados de forma complementar nos laboratórios de Física, Química, Informática, Matemática (LABMAC) e Estatística (LABEST), na vidraria científica e nas Coordenadorias Acadêmica, Planejamento e Avaliação, Gestão, Biblioteca Setorial e Secretaria Executiva.
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Navegando ICEN - Instituto de Ciências Exatas e Naturais por Autoria "ALVARES, Teresa Cristina Cardoso"
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Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Análise de gerenciamento de resíduos produzidos por laboratórios de pesquisa e ensino do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA)(2019) ALVARES, Teresa Cristina Cardoso; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; FERREIRA, Maria da Conceição Gonçalves; REIS, Alzira Maria Ribeiro dos; PRESTES, Maria Ivete Rissino; BATISTA, Murilo Augusto Alvares; WANZELLER, Milena de Lima; SIQUEIRA, Maria Alice do Socorro Lima; PINTO, André MonteiroO Instituto de Ciências Biológicas (ICB), unidade pertencente à Universidade Federal do Pará (UFPA), gera resíduos químicos e biológicos que podem ser classificados como perigosos e não perigosos, conforme a NBR 10.004/2004. Este trabalho de pesquisa refere-se aos dados de caracterização e de manejo dos resíduos ali gerados, obtidos a partir de informações cedidas pela comunidade desse instituto e análise observacional dos resíduos descartados durante o período de estudo. Conclui-se, portanto, que o ICB carece desenvolver uma educação ambiental apropriada, como ferramenta de ação, para implantar um PGRSS, possibilitando assim uma segurança maior aos atos da sua administração.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Estudo das condicionantes ambientais da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará(2019) GOMES, Maria Lúcia Henriques; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; ALVARES, Teresa Cristina Cardoso; PRESTES, Maria Ivete Rissino; WANZELLER, Milena de Lima; SIQUEIRA, Maria Alice do Socorro Lima; TEIXEIRA, Diego Figueiredo; GOMES, Jorge Emílio HenriquesEssa pesquisa teve como objetiva analisar as condicionantes ambientais (temperatura, acústica, acessibilidade, equipamento de segurança, luz, saída e sinalização de emergência dentre outros) nas dependências da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará. Como material e método foi utilizado um questionário que foi passado entre os bibliotecários, servidores técnico-administrativos, bolsistas e alunos, posteriormente foi realizado um estudo bibliográfico sobre o assunto. Concluímos que não existe na sua totalidade conforto ambiental na Biblioteca Central da UFPA, sugerindo melhorias para as condicionantes desse importante espaço de convivência da UFPA.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Impactos do trote ecológico implantado no campus universitário da Universidade Federal do Pará, entre 1990 a 1997: memória e percepção de um legado(2019) FERREIRA, Maria da Conceição Gonçalves; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; LEÃO, Noemi Vianna Martins; ALVARES, Teresa Cristina Cardoso; REIS, Alzira Maria Ribeiro dos; WANZELLER, Milena de Lima; SIQUEIRA, Maria Alice do Socorro Lima; SANTOS, Camila Ferreira dosO Campus Universitário do Guamá sede da Universidade Federal do Pará foi instalada em uma área de várzea alagada, margeada e cortada por rios perenes, causando perda da cobertura vegetal nativa. Este estudo investiga os impactos do projeto Trote Ecológico implantado no campus no período de 1990 a 1997. A pesquisa baseouse na memória documentada ou percebida dos implementadores e servidores que vivenciaram esses trotes. Os resultados mostram o êxito do projeto quanto à arborização do campus e na mudança de comportamento da comunidade universitária em relação às ações de preservação ambiental na instituição e para além dos muros institucionais.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Outorga dos direitos de uso de recursos hídricos: instrumento para o gerenciamento ambiental das águas de abastecimento da Universidade Federal do Pará(2019) REIS, Alzira Maria Ribeiro dos; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; ALVARES, Teresa Cristina Cardoso; FERREIRA, Maria da Conceição Gonçalves; COSTA, Rafaela Reis da; DEUS, Jessyca Camilly Silva de; SILVA, Adnilson Igor Martins da; CAMELO, Alda Lucia da CostaO objetivo deste trabalho é analisar os aspectos gerais da outorga de direito de uso de recursos hídricos, propondo assim um projeto de outorga para gerenciamento ambiental das águas de abastecimento da cidade universitária José da Silveira Netto, com base na Instrução Normativa nº 3 de 26/03/2014 da SEMAS/ PA. Conclui-se nessa pesquisa que deve-se implantar um modelo de outorga de direito de uso dos recursos hídricos do campus da UFPA a fim de suprir essa exigência, e atender a legislação vigente, bem como todas as condicionantes técnicas propostas pelo órgão ambiental responsável.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Percepção ambiental e a gestão participativa dos servidores técnico-administrativos e docentes gestores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará(2019) PRESTES, Maria Ivete Rissino; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; ALVARES, Teresa Cristina Cardoso; RISSINO, Jonathan Miranda; WANZELLER, Milena de Lima; SIQUEIRA, Maria Alice do Socorro LimaA pesquisa busca compreender a percepção ambiental e a gestão participativa no contexto universitário, a fim de investigar a real participação dos servidores técnicoadministrativos e professores gestores nas tomadas de decisões no Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que a ideia de usar a percepção ambiental como uma ferramenta de interdisciplinaridade aliada à prática da gestão participativa, prioriza os aspectos da abordagem teórica da gestão de recursos humanos no ICEN/UFPA.