ILC - Instituto de Letras e Comunicação
URI Permanente desta comunidade
O Instituto de Letras e Comunicação (ILC) foi criado através da resolução de 22 de janeiro de 2008, atendendo à adequação estrutural pedagógica e institucional proposta pela nova carta regulatória da UFPA, criada em 2006. O ILC é órgão interdisciplinar, com autonomia acadêmica e administrativa. Atualmente, fazem parte da estrutura acadêmico-administrativa do ILC como subunidades acadêmicas a Faculdade de Comunicação (FACOM), a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), a Faculdade de Letras (FALE), o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), com a Especialização e o Mestrado em Letras, o Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) com o Mestrado em Comunicação da UFPA.
Navegar
Navegando ILC - Instituto de Letras e Comunicação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 45
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Sintaxe(Editora da Universidade Federal do Pará - EDUFPA, 2009) FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira; ABDON, Iaci de Nazaré Silva; BRITO, Célia Maria CoelhoEste livro apresenta a disciplina sintaxe. Por que estudar sintaxe? No descortinar desta disciplina você deverá encontrar a resposta para essa pergunta. As atividades previstas nas unidades do programa visam ao conhecimento de aspectos sintáticos referentes às línguas em geral (Unidade 1); de mecanismos sintáticos do latim (Unidade 2); e de expedientes sintáticos do português (Unidades 3, 4, 5 e 6). O objetivo comum de todas essas unidades tem em vista o ensino-aprendizagem da sintaxe da língua portuguesa. O programa, assim, reúne conteúdos sobre sintaxe numa perspectiva filológica e linguística, tendo em vista estudos diacrônicos e sincrônicos realizados sobre fatos sintáticos da língua portuguesa. Em cada uma das unidades, as atividades desenvolvidas procuram dar suporte teórico e prático aos assuntos nelas explorados para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer o funcionamento da sintaxe portuguesa de forma sistemática. Em cumprimento a esse intento, textos de diferentes correntes de pensamento acerca dos estudos da linguagem subsidiam as orientações aqui expostas.Livro Acesso aberto (Open Access) Pesquisa em comunicação na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2010) AMARAL FILHO, Otacílio; CASTRO, Fábio Fonseca de; SEIXAS, Netília Silva dos AnjosA obra reuni produções de diferentes pesquisadores dedicados a compreender, os estudos dos processos e modos da comunicação na região Amazônica.Livro Acesso aberto (Open Access) Comunicação midiatizada na e da Amazônia(Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa - FADESP/UFPA, 2011) MALCHER, Maria Ataide; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; LIMA, Regina Lúcia Alves de; AMARAL FILHO, OtacílioComunicação Midiatizada na e da Amazônia é o segundo volume da série Comunicação, Cultura e Amazônia, em que pesquisadores lançam sua atenção para o estudo de algum aspecto comunicacional da Amazônia brasileira. O livro está organizado em uma sequência temática encadeada - observa a presença da Amazônia na websfera, discutem a necessidade de se assumir posições para pensar a comunicação para a Amazôniana Amazônia, propõe que os seus processos comunicativos sejam vistos a partir do conceito de ecossistemas comunicacionais, compara as práticas locais de comunicação de dois territórios paraenses distintos – Baixo Amazonas e Carajás, esta obra é a continuidade a um projeto de valorização dos estudos e pesquisas acerca da comunicação na Amazô- nia.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Imprensa paraense: um pouco da história da mídia na Amazônia(2012) SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; CARVALHO, Vanessa Brasil de; FERNANDES, Phillippe Sendas de PaulaCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Mirada sobre o cenário midiático amazônico(2012) RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; MALCHER, Maria AtaideCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) A Comunicação radiofônica e a educação popular em um ambiente amazônico(2012) RODRIGUES, Rosa Luciana Pereira; DUTRA, Manuel José SenaLivro Acesso aberto (Open Access) Anais do IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia(Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPA, 2013) FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira; SALES, Germana Maria Araújo; PINHEIRO, Márcia do Socorro da Silva; SANTOS, Alinnie Oliveira Andrade; NEVES, Cinthia de Lima; COSTA, Eliane Oliveira da; FERREIRA, Sara Vasconcelos; FREITAS, Simone Negrão deA publicação reúne conteúdo de um evento bianual que tem como objetivo principal agrupar estudiosos nas áreas de Estudos Linguísticos e Estudos Literários, e de áreas afins para discutir e partilhar os resultados de suas pesquisas e dos trabalhos desenvolvidos.Livro Acesso aberto (Open Access) Comunicação: visualidades e diversidades na Amazônia(Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa - FADESP/UFPA, 2013) SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; COSTA, Alda Cristina Silva da; COSTA, Luciana MirandaA série Comunicação, Cultura e Amazônia está voltada para os estudiosos do campo da comunicação que escolheram centrar seus esforços investigativos na Amazônia. Nesta obra, o leitor encontrará capítulos que buscam seguir uma sequência temática, passando de abordagens mais amplas a abordagens mais específicas de questões pertencentes à realidade da região Amazônica, sob o eixo da comunicação.Livro Acesso aberto (Open Access) O Aluno mediador(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2014) CUNHA, Ana Lygia AlmeidaEste trabalho possui como objetivo investigar a mediação semiótico-pedagógica por meio da identificação de ações mediadoras desempenhadas por alunos-professores em um fórum de discussão de um curso semipresencial de especialização. Neste trabalho, pretendo também apresentar o resultado de reflexões sobre as condições em que se dá o ensino-aprendizagem em cursos online, mais especificamente das funções e da importância do fórum de discussão nesse contexto. Para isso, tornou-se de extrema importância a investigação da produção de autores voltados para o tema.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) O Discurso sobre a mulher em anúncios de duas épocas diferentes da montadora Volkswagen(2014) BARREIROS, Ana Carolina Medeiros; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; BORGES, Andrezza; MELO, MatheusLivro Acesso aberto (Open Access) Ensino-aprendizagem da língua portuguesa I(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2014) FAIRCHILD, Thomas MassaoEste livro Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa I é uma disciplina que faz parte do quinto módulo do Curso de Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa - na Modalidade a Distância. Trata-se de uma disciplina de 102 horas, cujo conteúdo é apresentado em quatro unidades. Nesta disciplina estudaremos a relevância e as implicações das diferentes concepções de língua e as diferentes abordagens da língua em sala de aula. Discutiremos as questões relativas ao ensino da leitura, da escrita, da oralidade e da gramática; às relações pedagógicas e à organização do trabalho docente; às instituições de ensino e à delimitação de programas de ensino.Livro Acesso aberto (Open Access) Literatura e resistência: múltiplos olhares(Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPA, 2014) PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento Sarmento; LOBATO, Ladyana dos Santos; PANTOJA, Tânia Maria Pereira SarmentoA obra apresenta uma natureza que envolve a problematização de elementos inerentes às estéticas contemporâneas e sua relação com a cultura, a política, a antropologia e a sociedade.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Semiose fotográfica: nas entrelinhas da comunicação e das linguagens da propaganda(2014) VENTURINI, Carolina Maria MártyresLivro Acesso aberto (Open Access) Literatura e resistência: olhares e perspectivas(Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPA, 2014) PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento Sarmento; PANTOJA, Tânia Maria Pereira Sarmento; CASTRO, Veridiana Valente PinheiroEste e-book é destinado a figurar uma discussão a partir de leituras filosóficas, culturais, literárias e históricas em que apresenta textos que versão sob a ótica da poesia, a resistência, repressão presente na literária brasileira e a estética do grotesco.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) A Comunicação nas embalagens retratadas nas marcas dos encontros da Pró-Pesq PP(2014) SANTOS, Luiz Cezar Silva dosLivro Acesso aberto (Open Access) Narrativa portuguesa e brasileira I(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2015) SALES, Germana Maria Araújo; FURTADO, Marlí TerezaEste livro apresenta a disciplina Narrativa Literária Brasileira e Portuguesa que faz parte do segundo módulo do Curso de Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa - na Modalidade a Distância e lhe mostrará a importância das literaturas brasileira e portuguesa para o estudo científico da linguagem. A ementa desta disciplina, que tem uma carga horária total de 136 horas, centra-se no estudo da narrativa literária brasileira e portuguesa desde a formação das literaturas em seus devidos países de origem, no caso, para ser mais preciso, Portugal e Brasil, até o advento do Realismo e do Naturalismo, já no séc. XIX. Os principais autores e obras desses momentos literários serão os vértices de nossas discussões. Para se cumprir o estabelecido na ementa, o conteúdo da disciplina está dividido em três unidades, que se subdividem em 06 atividades.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Notas amazônicas sobre o estudo de teorias da comunicação(2015) MALCHER, Maria Ataide; LOPES, Suzana Cunha; MIRANDA, Fernanda ChocronLivro Acesso aberto (Open Access) Educação a distância: particularidades e desafios(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2015) LOBATO, Maria Cristina Ataide; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa; CUNHA, Ana Lygia AlmeidaEsta obra tem o propósito de trazer para o leitor temas atuais e específicos da modalidade de ensino a distância, contribuindo, dessa forma, para preencher lacunas da literatura nessa temática, de forma a compreender a EaD como uma educação sem fronteiras, sem distância e sem preconceitos.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) As Vogais médias pretônicas no português falado em Bragança (PA): análise acústica preliminar(2016) CAVALCANTE, Carlos Nédson Silva; CRUZ, Regina Célia FernandesLivro Acesso aberto (Open Access) Diálogos sobre inclusão escolar e ensino aprendizagem da libras e língua portuguesa como segunda língua para surdos(Universidade Federal do Pará, 2016) LOBATO, Huber Kline Guedes; SILVA, Lucival Fábio Rodrigues da; FIGUEIREDO, Daiane PinheiroEste livro é uma produção do Projeto de intervenção metodológica intitulado “O processo ensino - aprendizagem da Libras e a formação de professores: saberes e perspectivas”. O livro está composto de 12 artigos oriundos de estudos e pesquisas de professores e acadêmicos da Universidade Federal do Pará (UFPA).
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »