CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba
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O Campus Universitário de Abaetetuba, também, conhecido como Campus do Baixo Tocantins, foi implantado em 1987, sob a coordenação da professora Conceição Solano, , indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Profº. José Seixas Lourenço. O campus se localiza no município de Abaetetuba que é composto por mais de 60 ilhas bastante povoadas, 30 comunidades que vivem à beira da estrada, além da cidade, zona urbana, com quase aproximadamente 170 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE.
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Livro Acesso aberto (Open Access) Literaturas: diálogos e resistências(Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA, 2016) PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento Sarmento; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes deCompõe esta obra, os trabalhos realizados ao longo do ano de 2015, concluídos com a realização da quarta edição da Jornada de Estudos de Literatura e Resistência (III JELRE). As ideias aqui apresentadas, por pesquisadores de expressão nacional e internacional, cumprem assim a função de subsidiar as discussões sobre as diferentes perspectivas da categoria resistência, fazendo deste conjunto de textos uma referência acadêmica para pesquisadores, estudantes e professores, bem como representantes dos mais diversos organismos sociais que reconheçam na arte uma expressão capaz de refletir e representar a resistência na sua amplitude.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Os Desafios da escola do campo em perímetro periurbano: caso da comunidade Jarumã e a escola Adriano Rodrigues Cardoso(2018) LOBATO, Ana Lúcia Vasconcelos; SARDINHA, Marinilda Corrêa; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; RIBEIRO, Daniela de AbreuLivro Acesso aberto (Open Access) Integração no Sul Global: territórios, ambientes, saberes, educação e políticas públicas em foco(Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/UFPA, 2019) FREIRE, Jacqueline Cunha da Serra; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; FOLHES, Ricardo Theophilo; VARELA, Odair BarrosLivro Acesso aberto (Open Access) Cidades e identidades: memórias, linguagens e representações(EditorAbaete, 2020) SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; PACHECO, José Augusto; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/5587350351903765; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Livro Acesso aberto (Open Access) Identidades e educação: políticas, práticas e formação de professores(EditorAbaete, 2020) BRÍCIO, Vilma Nonato de; PACHECO, José Augusto; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; http://lattes.cnpq.br/5587350351903765; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Livro Acesso aberto (Open Access) Água na Amazônia paraense: território educativo de crianças(Produção independente, 2021) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; ALVES, Eliene da Silva; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; http://lattes.cnpq.br/0396511157495020; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996; https://orcid.org/0000-0002-3761-5821; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Livro Acesso aberto (Open Access) A História do livro na Amazônia: da escrita em pedra à tela do computador(Fi, 2021) DUARTE, Raimunda Dias; BARZOTTO, Valdir Heitor; SOUSA, Deusa Maria de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859; http://lattes.cnpq.br/9127475410589664; http://lattes.cnpq.br/7903732047295381; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este livro apresenta os trabalhos que trarão importantes contribuições aos leitores não apenas no sentido de ajudá-los a compreender as diferentes concepções de sociedade, de comportamentos, de educação, de escola, de professor, de práticas pedagógicas, de saberes, de políticas educacionais, mas também de permitir-lhes constituir e construir suas próprias percepções por meio da leitura crítica e do engajamento em investigações diversas na busca de preencher o que ficou sem resposta. A abrangência do tratamento dado às diferentes dimensões que envolvem a história do livro, a história da educação, a história das ideias linguísticas e as abordagens sobre o livro e a educação na contemporaneidade fazem desta obra um instrumento importante para educadores, alunos e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.Folheto Acesso aberto (Open Access) Cartilha Itacuruçá-Alto: as pessoas vão até a natureza e começam a descobrir coisas que nem sabiam(Edição do autor, 2023) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; RODRIGUES, Rettyellem Maciel; SILVA, Waléria Oliveira daA obra, tem como matriz pedagógica os brincares assim como transita e relata com propriedade as vivências cotidianas da comunidade de Itacuruçá Alto, com destaque sobre o ser quilombola, intercambiando com os costumes, as tradições, com a produção dos brinquedos construídos com a matéria prima da natureza e o processo dos brincares das crianças entre seus pares. As reflexões tecidas nesta obra, são indicadores que possibilitam e podem orientar o/a professor/a elaborar e organizar o trabalho pedagógico das turmas de educação infantil do campo dessa e até de outras comunidades,em estreita sintonia com os interesses e necessidades da escola do campo.Folheto Acesso aberto (Open Access) Oraias: seres de encantamento(Abaeté, 2023) SANTOS, Ariclê do Socorro Gonçalves dos; TOUTONGE, Eliana Campos PojoFolheto Acesso aberto (Open Access) O Amor das crianças pela natureza amazônica na comunidade Camurituba Beira, Abaetetuba-PA(Edição do autor, 2023) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; SILVA, Waléria Oliveira daEsta cartilha apresenta os fragmentos da investigação e vivências realizadas junto das crianças de educação infantil do campo, residentes da comunidade da Camurituba Beira, por meio do Projeto de extensão Oficinas de brincar-saber: vivências com a natureza por crianças de comunidades rurais de Abaetetuba-PA, coordenado pela professora Eliana Campos Pojo Toutonge, em parceria com o Grupo de pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica e a comunidade, em especial as crianças, moradores, pais e professores da EMEIF São Jorge.Livro Acesso aberto (Open Access) Portfólio da I FEMAT Abaetetuba(Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus de Abaetetuba - NEPEM , 2023) ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; ARAÚJO, Iza Helena Travassos Ferraz de; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385; http://lattes.cnpq.br/0746202148340948; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/; https://orcid.org/; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este portfólio visa divulgar amplamente as fotos das atividades do evento, desde a montagem dos estandes até a cerimônia de premiação dos estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior. Com esta publicação, esperamos que a sociedade compreenda que as Feiras de Matemática favorecem o ensino com pesquisa nas instituições, bem como promovem o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuem para a inovação de metodologias para melhoria no ensino de matemática.Livro Acesso aberto (Open Access) A História do livro no Pará: gramáticas e livros de leitura (1850 a 1920)(Fi, 2023) DUARTE, Raimunda Dias; MELO, Rosane Barros de; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859; http://lattes.cnpq.br/9662425408331865Este livro contém nove artigos que tratam sobre o livro como lugar de produção sociopolítica, econômica e cultural, o que permite viabilizar a prática investigativa historiográfica pelas interpretações de sua linguagem, além de revelar práticas culturais e sociais da atividade de aprendizagem. Os textos ora apresentados destacam os livros de leitura e gramáticas usados na escola paraense a partir da segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma ampliação da escola primária, antevista pelos republicanistas como instituição vocacionada a oportunizar a integração social e cultural. Os textos que compõem o livro levam a compreender diversos aspectos do livro como objeto de estudo histórico. Sua organização contribui, especialmente, para a investigação da história das gramáticas que circularam no Pará, escritas por autores paraenses, num momento em que os manuais de gramática circulavam entre o acordo da linguagem e o pensamento nacionalista - que considerava abuso ou imperfeição tudo o que estivesse fora dessa concepção de língua - e a desvinculação ao formalismo acadêmico.Folheto Acesso aberto (Open Access) Da captação da água à sua residência: entendendo a importância da utilização sustentável da água através da física(Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA , 2024) NUNES, Edson Vasconcelos; COSTA, Cleidilane SenaEmbora o tema da água pareça simples, no ensino fundamental, ele é discutido de forma superficial durante as aulas de ciências físicas e biológicas. No entanto, no ensino médio, a água é frequentemente utilizada apenas como um recurso em questões e experimentos para demonstrar a aplicação das leis físicas. Isso significa que o contexto atual, que envolve poluição, escassez e a busca por um uso sustentável da água, muitas vezes é negligenciado. Com o objetivo de abordar esse problema, o livreto foi elaborado para auxiliar os professores das escolas estaduais de ensino básico a explorar o tema utilizando a realidade aumentada. Dessa forma, pretendemos contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e conscientização dos alunos das escolas estaduais de Abaetetuba, assim como das comunidades em que esses estudantes vivem, enfatizando a importância da água para a vida humana e o equilíbrio do planeta Terra. Assim, esperamos que todos os envolvidos nesse processo desenvolvam a capacidade de preservar, economizar, criar metodologias e recursos tecnológicos, e encontrar soluções para os desafios cotidianos relacionados ao tema da água.Folheto Acesso aberto (Open Access) Ancestralidades: pontos de vista e de vida das crianças da comunidade Quilombola do Piratuba, Abaetetuba (PA)(Abaeté, 2024) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; RODRIGUES, Wanessa Gomes; FERREIRA, Wilma CardosoEsta obra traz histórias, desenhos e imagens de como as crianças da comunidade quilombola ainda utilizam os valores, os recursos, os costumes, as tradições, as culturas, a religiosidade deixada por aqueles que já se foram, transmitidos de maneira lúdica e divertida. Esse processo de educar-se e educar pela fala e narrativa foi importante, fazendo com que os envolvidos pudessem entender um pouco mais sobre como vivem as pessoas de uma comunidade tradicional, uma comunidade quilombola, para além de preconceitos. São histórias ricas de conhecimento e reconhecimento de uma ancestralidade afro-amazônida, ainda, entre nós.Folheto Acesso aberto (Open Access) Mini-glossário: tucumã do Pará(Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades/UFPA, 2024) ALVES, Eliene da Silva; CARDOSO, Brayna Conceição dos Santos; ANDRÉ, Maria Elieni Cardoso de; PINHEIRO, Evelyn Cristina Pires; COSTA, Jociara Silva; SOUSA, Ronaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/0396511157495020; http://lattes.cnpq.br/2077050308232135; http://lattes.cnpq.br/8525045749952074; http://lattes.cnpq.br/1805123751143414; http://lattes.cnpq.br/4268375388205072; http://lattes.cnpq.br/5904116570850487; https://orcid.org/0000-0002-3761-5821; https://orcid.org/0000-0002-9358-5145; https://orcid.org; https://orcid.org; https://orcid.org/0009-0004-4726-5505; https://orcid.org/0000-0002-5440-2959Este mini-glossário apresenta as características relacionadas ao Tucumã do Pará com o intuito de realizar uma exposição da estrutura do Tucumã do Pará por meio das significações que se atrelam a ele no cotidiano dos sujeitos da Amazônia paraense na região do Baixo Tocantins. Com isso, tornando-se possível perceber as variações de significados para as estruturas da palmeira, o uso das partes do Tucumã do Pará e os usos do caroço do Tucumã do Pará sendo possível perceber as composições lexicais como fortalecimento sociolinguístico na Amazônia paraense. Logo, esta pesquisa tornou-se favorável socialmente para influências nos fortalecimentos dos vínculos de identidade; cientificamente para conhecer as diversas produções de conhecimentos sobre o Tucumã do Pará; e ambientalmente pois favorece na permanência desta palmeira nativa na região Amazônica.Livro Acesso aberto (Open Access) Brincar no terreiro aprender com o outro: assim é minha história, faço meu dever e brinco …(2024) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996