CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba
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O Campus Universitário de Abaetetuba, também, conhecido como Campus do Baixo Tocantins, foi implantado em 1987, sob a coordenação da professora Conceição Solano, , indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Profº. José Seixas Lourenço. O campus se localiza no município de Abaetetuba que é composto por mais de 60 ilhas bastante povoadas, 30 comunidades que vivem à beira da estrada, além da cidade, zona urbana, com quase aproximadamente 170 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE.
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Livro Acesso aberto (Open Access) Água na Amazônia paraense: território educativo de crianças(Produção independente, 2021) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; ALVES, Eliene da Silva; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; http://lattes.cnpq.br/0396511157495020; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996; https://orcid.org/0000-0002-3761-5821; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Folheto Acesso aberto (Open Access) O Amor das crianças pela natureza amazônica na comunidade Camurituba Beira, Abaetetuba-PA(Edição do autor, 2023) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; SILVA, Waléria Oliveira daEsta cartilha apresenta os fragmentos da investigação e vivências realizadas junto das crianças de educação infantil do campo, residentes da comunidade da Camurituba Beira, por meio do Projeto de extensão Oficinas de brincar-saber: vivências com a natureza por crianças de comunidades rurais de Abaetetuba-PA, coordenado pela professora Eliana Campos Pojo Toutonge, em parceria com o Grupo de pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica e a comunidade, em especial as crianças, moradores, pais e professores da EMEIF São Jorge.Folheto Acesso aberto (Open Access) Cartilha Itacuruçá-Alto: as pessoas vão até a natureza e começam a descobrir coisas que nem sabiam(Edição do autor, 2023) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; RODRIGUES, Rettyellem Maciel; SILVA, Waléria Oliveira daA obra, tem como matriz pedagógica os brincares assim como transita e relata com propriedade as vivências cotidianas da comunidade de Itacuruçá Alto, com destaque sobre o ser quilombola, intercambiando com os costumes, as tradições, com a produção dos brinquedos construídos com a matéria prima da natureza e o processo dos brincares das crianças entre seus pares. As reflexões tecidas nesta obra, são indicadores que possibilitam e podem orientar o/a professor/a elaborar e organizar o trabalho pedagógico das turmas de educação infantil do campo dessa e até de outras comunidades,em estreita sintonia com os interesses e necessidades da escola do campo.Livro Acesso aberto (Open Access) Cidades e identidades: memórias, linguagens e representações(EditorAbaete, 2020) SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; PACHECO, José Augusto; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/5587350351903765; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Folheto Acesso aberto (Open Access) Da captação da água à sua residência: entendendo a importância da utilização sustentável da água através da física(Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA , 2024) NUNES, Edson Vasconcelos; COSTA, Cleidilane SenaEmbora o tema da água pareça simples, no ensino fundamental, ele é discutido de forma superficial durante as aulas de ciências físicas e biológicas. No entanto, no ensino médio, a água é frequentemente utilizada apenas como um recurso em questões e experimentos para demonstrar a aplicação das leis físicas. Isso significa que o contexto atual, que envolve poluição, escassez e a busca por um uso sustentável da água, muitas vezes é negligenciado. Com o objetivo de abordar esse problema, o livreto foi elaborado para auxiliar os professores das escolas estaduais de ensino básico a explorar o tema utilizando a realidade aumentada. Dessa forma, pretendemos contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e conscientização dos alunos das escolas estaduais de Abaetetuba, assim como das comunidades em que esses estudantes vivem, enfatizando a importância da água para a vida humana e o equilíbrio do planeta Terra. Assim, esperamos que todos os envolvidos nesse processo desenvolvam a capacidade de preservar, economizar, criar metodologias e recursos tecnológicos, e encontrar soluções para os desafios cotidianos relacionados ao tema da água.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Os Desafios da escola do campo em perímetro periurbano: caso da comunidade Jarumã e a escola Adriano Rodrigues Cardoso(2018) LOBATO, Ana Lúcia Vasconcelos; SARDINHA, Marinilda Corrêa; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; RIBEIRO, Daniela de AbreuLivro Acesso aberto (Open Access) A História do livro na Amazônia: da escrita em pedra à tela do computador(Fi, 2021) DUARTE, Raimunda Dias; BARZOTTO, Valdir Heitor; SOUSA, Deusa Maria de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859; http://lattes.cnpq.br/9127475410589664; http://lattes.cnpq.br/7903732047295381; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este livro apresenta os trabalhos que trarão importantes contribuições aos leitores não apenas no sentido de ajudá-los a compreender as diferentes concepções de sociedade, de comportamentos, de educação, de escola, de professor, de práticas pedagógicas, de saberes, de políticas educacionais, mas também de permitir-lhes constituir e construir suas próprias percepções por meio da leitura crítica e do engajamento em investigações diversas na busca de preencher o que ficou sem resposta. A abrangência do tratamento dado às diferentes dimensões que envolvem a história do livro, a história da educação, a história das ideias linguísticas e as abordagens sobre o livro e a educação na contemporaneidade fazem desta obra um instrumento importante para educadores, alunos e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.Livro Acesso aberto (Open Access) A História do livro no Pará: gramáticas e livros de leitura (1850 a 1920)(Fi, 2023) DUARTE, Raimunda Dias; MELO, Rosane Barros de; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859; http://lattes.cnpq.br/9662425408331865Este livro contém nove artigos que tratam sobre o livro como lugar de produção sociopolítica, econômica e cultural, o que permite viabilizar a prática investigativa historiográfica pelas interpretações de sua linguagem, além de revelar práticas culturais e sociais da atividade de aprendizagem. Os textos ora apresentados destacam os livros de leitura e gramáticas usados na escola paraense a partir da segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma ampliação da escola primária, antevista pelos republicanistas como instituição vocacionada a oportunizar a integração social e cultural. Os textos que compõem o livro levam a compreender diversos aspectos do livro como objeto de estudo histórico. Sua organização contribui, especialmente, para a investigação da história das gramáticas que circularam no Pará, escritas por autores paraenses, num momento em que os manuais de gramática circulavam entre o acordo da linguagem e o pensamento nacionalista - que considerava abuso ou imperfeição tudo o que estivesse fora dessa concepção de língua - e a desvinculação ao formalismo acadêmico.Livro Acesso aberto (Open Access) Identidades e educação: políticas, práticas e formação de professores(EditorAbaete, 2020) BRÍCIO, Vilma Nonato de; PACHECO, José Augusto; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; http://lattes.cnpq.br/5587350351903765; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Livro Acesso aberto (Open Access) Integração no Sul Global: territórios, ambientes, saberes, educação e políticas públicas em foco(Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/UFPA, 2019) FREIRE, Jacqueline Cunha da Serra; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; FOLHES, Ricardo Theophilo; VARELA, Odair BarrosLivro Acesso aberto (Open Access) Literaturas: diálogos e resistências(Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA, 2016) PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento Sarmento; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes deCompõe esta obra, os trabalhos realizados ao longo do ano de 2015, concluídos com a realização da quarta edição da Jornada de Estudos de Literatura e Resistência (III JELRE). As ideias aqui apresentadas, por pesquisadores de expressão nacional e internacional, cumprem assim a função de subsidiar as discussões sobre as diferentes perspectivas da categoria resistência, fazendo deste conjunto de textos uma referência acadêmica para pesquisadores, estudantes e professores, bem como representantes dos mais diversos organismos sociais que reconheçam na arte uma expressão capaz de refletir e representar a resistência na sua amplitude.Folheto Acesso aberto (Open Access) Mini-glossário: tucumã do Pará(Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades/UFPA, 2024) ALVES, Eliene da Silva; CARDOSO, Brayna Conceição dos Santos; ANDRÉ, Maria Elieni Cardoso de; PINHEIRO, Evelyn Cristina Pires; COSTA, Jociara Silva; SOUSA, Ronaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/0396511157495020; http://lattes.cnpq.br/2077050308232135; http://lattes.cnpq.br/8525045749952074; http://lattes.cnpq.br/1805123751143414; http://lattes.cnpq.br/4268375388205072; http://lattes.cnpq.br/5904116570850487; https://orcid.org/0000-0002-3761-5821; https://orcid.org/0000-0002-9358-5145; https://orcid.org; https://orcid.org; https://orcid.org/0009-0004-4726-5505; https://orcid.org/0000-0002-5440-2959Este mini-glossário apresenta as características relacionadas ao Tucumã do Pará com o intuito de realizar uma exposição da estrutura do Tucumã do Pará por meio das significações que se atrelam a ele no cotidiano dos sujeitos da Amazônia paraense na região do Baixo Tocantins. Com isso, tornando-se possível perceber as variações de significados para as estruturas da palmeira, o uso das partes do Tucumã do Pará e os usos do caroço do Tucumã do Pará sendo possível perceber as composições lexicais como fortalecimento sociolinguístico na Amazônia paraense. Logo, esta pesquisa tornou-se favorável socialmente para influências nos fortalecimentos dos vínculos de identidade; cientificamente para conhecer as diversas produções de conhecimentos sobre o Tucumã do Pará; e ambientalmente pois favorece na permanência desta palmeira nativa na região Amazônica.Folheto Acesso aberto (Open Access) Oraias: seres de encantamento(Abaeté, 2023) SANTOS, Ariclê do Socorro Gonçalves dos; TOUTONGE, Eliana Campos PojoLivro Acesso aberto (Open Access) Portfólio da I FEMAT Abaetetuba(Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus de Abaetetuba - NEPEM , 2023) ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; ARAÚJO, Iza Helena Travassos Ferraz de; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385; http://lattes.cnpq.br/0746202148340948; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/; https://orcid.org/; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este portfólio visa divulgar amplamente as fotos das atividades do evento, desde a montagem dos estandes até a cerimônia de premiação dos estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior. Com esta publicação, esperamos que a sociedade compreenda que as Feiras de Matemática favorecem o ensino com pesquisa nas instituições, bem como promovem o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuem para a inovação de metodologias para melhoria no ensino de matemática.