ICA - Instituto de Ciências da Arte
URI Permanente desta comunidade
O Instituto de Ciências da Arte (ICA) foi criado em fevereiro de 2006, a partir da reunião de cursos e atividades artísticas do Núcleo de Arte e do Departamento de Arte do antigo Centro de Letras e Artes. Mas a história dos cursos de Artes na UFPA remonta a 1962, quando foi criado o curso de Teatro. No ano seguinte foi criado o de Música. Em 1968, foram implantadas as atividades de Dança. Em 1974 surgiu a primeira graduação na área, com o curso de Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas e, em 1991, a Habilitação em Música. O Programa de Pós-Graduação em Artes foi implantado em 2009.
Navegar
Navegando ICA - Instituto de Ciências da Arte por Editora "Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA"
Agora exibindo 1 - 20 de 61
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da II Jornada de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2015) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Barros; LIMA, Carina Malaquias de; SMITH, Ricardo Augusto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/8424748974632545; http://lattes.cnpq.br/0173165382947352Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da VII Jornada de Etnomusicologia e V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) COUCEIRO, Adriana Melo; COHEN, Líliam Cristina Barros; BONILLA, Marcus Facchin; FAÇANHA, Tainá Magalhães; http://lattes.cnpq.br/9389332498385190; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da VIII Jornada de Etnomusicologia e VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Cristina Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; BONILLA, Marcus Facchin; ESTUMANO, Jucélia da Cruz; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães; MORAES, Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/9389332498385190; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070; http://lattes.cnpq.br/0853464262031433; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068; http://lattes.cnpq.br/0199836244570039; http://lattes.cnpq.br/2812093069201441Livro Acesso aberto (Open Access) Anais da X Jornada de Etnomusicologia e VIII Colóquio Amazônico de Etnomusicologia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) CHADA, Sonia Maria Moraes; COHEN, Líliam Cristina Barros; COUCEIRO, Adriana Clairefont Melo; ESTUMANO, Jucélia da Cruz; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/9389332498385190; http://lattes.cnpq.br/0853464262031433Livro Acesso aberto (Open Access) [Anais do ] IX Seminário internacional de dramaturgia amazônida(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2019) MARTINS, Benedita Afonso; CHARONE, Olinda Margaret; MAUÉS, Marton Sergio Moreira; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/6158077424278917; http://lattes.cnpq.br/7788085281871242Este livro apresenta os resultados do IX Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida. Os textos são de Nereide Santiago, dramaturga homenageada, proferiu a palestra de abertura, Autorretrato de uma dramaturgia: mito e história, cotidiano e violência, a partir de suas peças teatrais. Victor Nóvoa, apresentou A dramaturgia como disparadora de acontecimentos conviviais, uma das frentes de seu trabalho como dramaturgo; Ermínia Silva, sobre Circo-teatro e suas dramaturgias; Ricardo Cabaça, discorreu sobre um dos seus temas como dramaturgo, Criar a realidade do futuro através da dramaturgia do presente; Ananda Machado, trouxe um pouco de sua experiência com a produção de textos para a cena, praticada com os índios: Esenumenkanto para’se (lugar de assistir algo) Dramaturgia criada nas aulas de línguas e culturas Macuxi e Wapichana. Além disso, apresenta os dossiês dos espetáculos: Manifesto: Pauta Negra, A vingança de Ringo, Curupirá e Meu amigo inglês.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2024) CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; COHEN, Líliam Cristina Barros; COCCARO, Luciane Moreau; NORONHA, Márcio Pizarro; ACSELRAD, Maria; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/6094453636582692; http://lattes.cnpq.br/2875707762585409; http://lattes.cnpq.br/8545891392846673; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I e II Congresso Interinstitucional de Canto Coral(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) OWTAKE, Cristina Mami; Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciência e Arte (ICA)Este Anais é resultado da produção científica acadêmica que traz um panorama das pesquisas relacionada com a prática vocal. Na 1ª edição em 2018, trouxe o tema “Inovação, tradição e criação no Canto Coral: ressignificação da prática vocal em diversos espaços educacionais e sociais” e concentrou quatro trabalhos de alunos das duas instituições de ensino superior do Pará trazendo experiências das práticas vocais em contextos formais de ensino e em outros espaços e temáticas emergentes em práticas vocais. A 2ª edição teve como tema “Cantos na Amazônia: Diálogos Interculturais” e reuniu sete trabalhos científicos abordando aspectos relacionados aos métodos de ensaios, instituições presentes, repertórios, performances, vinculação com a cultura popular, aspectos pedagógicos e desafios impostos pela pandemia provocada pelo Covid-19 no ano de 2020. Esta edição traz também oito arranjos de diversos níveis de dificuldade resultante da oficina online de Arranjo para Canto Coral ministrado pelo Professor Ediel Sousa.Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I Encontro de Educação profissional dos cursos técnicos em dança da ETDUFPA 2020(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2022) CARDOSO, Ana Cristina Freire; MENDES, Ana Flávia; JASTES, Éder Robson Mendes; LEAL, Eleonora Ferreira; TEIXEIRA, Érika Gomes; BRÍGIDA, Gabrielly Albuquerque Pereira Santa; RODRIGUES, Glaíse de Nazaré Ramos Bastos; DERGAN, João Carlos Cunha; KELLERMANN, Mariana Marques; FERREIRA, Mayrla Andrade; RODRIGUES, Renata Duarte de Souza; ROSÁRIO, Rosana Lobo; http://lattes.cnpq.br/2890275947733758; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776; http://lattes.cnpq.br/4487469034231133; http://lattes.cnpq.br/5518232863247974; http://lattes.cnpq.br/9466840297559561; http://lattes.cnpq.br/5402370558457601; http://lattes.cnpq.br/7505098170786939; http://lattes.cnpq.br/7831763767851216; http://lattes.cnpq.br/0761270162072977; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; http://lattes.cnpq.br/9322775843548966; http://lattes.cnpq.br/1019338730295362Este livro celebra o I Encontro de Educação Profissional dos Cursos Técnicos em Dança, criado e desenvolvido por professores, técnicos administrativos e pedagoga da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – ETDUFPA. Em meio a um ano pandêmico, impôs-se a necessidade de realizar um evento acadêmico totalmente virtual, a fim de garantir um espaço para o debate relacionado à pesquisa, ao ensino e à extensão no campo da dança e à interface com outras áreas do conhecimento.Livro Acesso aberto (Open Access) [Anais do] VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2017) MARTINS, Benedita Afonso; CHARONE, Olinda MargaretEste livro apresenta cinco textos do VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida. Neste evento foram realizadas seis palestras, cada qual ao seu modo, enfatizou a importância da escrita para a cena, retomando a epígrafe de Sampaio, uma escrita voltada às pessoas. Assim, caberia ao dramaturgo e ao ator “inventarem em conjunto como é uma pessoa”. Neste, o homenageado foi o dramaturgo Francisco A. Carlos de Almeida. Artista/pesquisador de teatro (Projeto Rede Indígena).Livro Acesso aberto (Open Access) Andanças e cheganças(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) SILVA, Raimundo Piedade da; LIMA, Carina Malaquias de; COHEN, Liliam Cristina Barros; AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do; http://lattes.cnpq.br/8424748974632545; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784; http://lattes.cnpq.br/5838316199157068Este livro integra ações do Projeto “Arte em Toda Parte: temas transversais como colaboradores sociais”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia e ao Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará. O livro é uma autobiografia do Mestre Raimundo Piedade, organizado pelos pesquisadores e o artista por meio de colaboração mútua, e favorecendo a perspectiva do próprio autor sobre sua história de vida e seu modo de ver a vida e a arte, especialmente a música. Consideramos de grande importância que sua voz e seu conhecimento sejam difundidos e valorizados. O Laboratório de Etnomusicologia da UFPA se compraz e se orgulha desta colaboração.Livro Acesso aberto (Open Access) Arqueologia musical amazônica: catálogo de instrumentos tapajônicos e marajoaras pré-cabralinos do Museu Paraense Emílio Goeldi(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) COHEN, Líliam Cristina Barros; VENTURIERI, Leonardo VieiraEste catálogo tem como objetivo disponibilizar à sociedade em geral o conhecimento sobre os vestígios sonoros das culturas ameríndias que residiam na região do Tapajós e Marajó, em períodos anteriores ao início da colonização na Amazônia, e também referente aos primeiros séculos da presença dos colonizadores na região. É possível observar aspectos referentes à tecnologia de fabricação, bem como materiais e perícia relacionada ao resultado acústico.Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2018) MARTINS, Benedita Afonso; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Este livro trata-se da disciplina Atos de Escritura, proposto para elaboração de uma escrita criativa, significativa, relacionadas a experiências, memórias, referências poéticas-criticas. Assim, mergulharam em suas memórias afetivas, em autores indicados, na própria pesquisa e exercitaram o prazer de escrever com sabor e saber. Os textos refletem o potencial de cada autor. Todos corresponderam às expectativas das metodologias experimentadas. O resultado acena para o que virá nos próximos textos, já que os praticantes assimilaram outras maneiras de dialogar com referências poético-epistemológicas.Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura 2(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2018) MARTINS, Benedita Afonso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Este livro trata do resultado final dos discentes na disciplina Atos de Escritura no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Atos de Escritura se configura como disciplina que propõe o ato de escrever como prática criadora-reflexiva entrelaçando ideias, materialidades e multiplicidades de linguagens, se constitui em acontecimento apropriativo pelo exercício da reflexão – o poetar/pensar – pela via do atravessamento do sujeito pesquisador com o fenômeno investigado/inventado. O exercício metodológico proposto estimula experimentações de escrituras propositivas (verbais, visuais, sonoras, cênicas) nas interfaces epistêmicas das artes com as demandas epistemológicas (políticas) da contemporaneidade.Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura 3(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2019) MARTINS, Benedita Afonso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura 4(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) MARTINS, Benedita Afonso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Neste livro, apresentamos resultados da disciplina, Atos de Escritura, ofertada para mestrandos e doutorandos do PPGARTES. Cada autor(a) escreveu ensaio sobre aspectos de sua pesquisa, motivados(as) pelas referências, indicações, exercícios metodológicos e, a partir das acaloradas conversas e reflexões, revisaram seus caminhos traçados, acrescentaram outros atalhos, vislumbraram as sinuosidades, a complexidade, o encanto de pensar em suas propostas acadêmicas e desenvolvê-las, com tons ou semitons mais poéticos, ou seja, sem medo de ousar e transpor para o papel suas ideias, anseios, desejos e, principalmente, demonstrar que a escrita é também ato de resistência, de sobrevivência, em meio ao caos em que estamos nestes tempos sombrios.Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura 5(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2022) MARTINS, Benedita Afonso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0002-5265-1054; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura 6(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) MARTINS, Benedita Afonso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210Este é o sexto ano consecutivo de publicação do E-book Atos de Escritura. Nestes seis anos ininterruptos, Atos de Escritura têm acionado exercícios metodológicos capazes de estimular experimentações de escrituras propositivas (verbais, visuais, sonoras, cênicas) nas interfaces epistêmicas das artes com as demandas epistemológicas (políticas) da contemporaneidade. No ano de 2023, o exercício metodológico proposto foi o da escrita de Cartas, “Cartas ao objeto/fenômeno da pesquisa”, permitindo aos discentes o exercício de uma escrita criativa, acionada por pensamentos em espirais capazes de ligar memórias, afetos e esquecimentos, em aproximações com os seus objetos/fenômenos de estudo/investigação, atravessados pela estética de si.Livro Acesso aberto (Open Access) Brinquedo cantado da Amazônia: lendas, música, teatro, dança, figurino e cenografia(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2022) ANDRADE, Simei Santos; UCHÔA, Maria Lúcia da Silva; FERREIRA, Mayrla Andrade; SILVA, Ézia do Socorro Neves da; CORREIA, Anibal José Pacha; OLIVEIRA, Marluce Souza de; AMARAL, Jaime Augusto Duarte; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; http://lattes.cnpq.br/6017173614351195; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; http://lattes.cnpq.br/5303678951361069; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715; http://lattes.cnpq.br/0309933598280425; http://lattes.cnpq.br/0493172454449752Este livro é um material didático que revela um potencial dançante e cênico, organizado de modo bastante criativo, apresentando as lendas, as letras das músicas, as partituras musicais, uma possibilidade de composição coreográfica, de figurinos e de cenários, como alternativas dramatúrgicas que descortinam as práticas e os comportamentos humanos espetaculares do povo amazônida. Os autores, neste livro, trilham caminhos sob a perspectiva de uma prática pedagógica que ressalta o imaginário, as iguarias, os mitos e os costumes da Amazônia paraense, na possibilidade de releituras que ampliem o exercício da ludicidade, abrindo espaço para trabalhos futuros, revigorados por novas poéticas.Folheto Acesso aberto (Open Access) Caderno de partituras: Quilombo Mumbuca(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) BONILLA, Marcus Facchin; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070O Caderno de Partituras contém a transcrição das músicas autorais praticadas no quilombo Mumbuca nos códigos da partitura ou, como se fala no quilombo, “na linguagem dos brancos”, usando o sistema ocidental de escrita musical. Na primeira parte do caderno foram transcritas as canções que trazem o conhecimento que os mais velhos ou os ancestrais deixaram para as novas gerações; enquanto que na segunda parte, foram transcritas músicas autorais dos artistas contemporâneos do quilombo, que também deixam suas mensagens para as futuras gerações. O registro dessas músicas, ora no papel, ora de modo online, é um importante passo para garantir que a memória e a história desse quilombo sejam mantidas ao ampliar para diferentes formatos esses conhecimentos, possibilitando seu acesso para além das fronteiras de seus territórios.Livro Acesso aberto (Open Access) Camadas de memórias do patrimônio musealizado: Museu do Forte do Presépio, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e o Bosque Rodrigues Alves (Jardim Botânico da Amazônia)(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2020) BRITTO, Rosangela Marques de; MOKARZEL, Marisa de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; http://lattes.cnpq.br/3082635788360876Este livro é composto por uma coletânea de artigos provenientes de pesquisas de sete autores, que têm como eixo de pensamento a construção de uma reflexão crítica sobre o “patrimônio museológico”, com ênfase ao patrimônio situado no espaço urbano de Belém, cidade fundada em 1616, localizada na Região Norte do Brasil, integrando a Amazônia brasileira.