ICED - Instituto de Ciências da Educação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando ICED - Instituto de Ciências da Educação por Título
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Brinquedos de saúde: experiências de educação e cuidado na produção de vida(Paka-Tatu, 2019) MATOS, Lucília da Silva; MEDEIROS, Larissa Gonçalves; LIMA, Vitor Nina de; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195; http://lattes.cnpq.br/2555647907023559; http://lattes.cnpq.br/8828989466087326Este livro é motivado por uma série de experiências realizadas na cidade quando, ao agenciar afetos, tomaram forma artes, pedagogias e clínicas em encontros mobilizados pelo cuidado: brinquedos de saúde. Brinquedos inventados coletivamente pela cidade: ensinar, cuidar, expressar, percorrer caminhos desviantes entre universidade e de serviços de saúde, de assistência social, assim como praças, esquinas, asilos. Ali, na contradição da cidade, fazer teatro, música, dança, conhecer expressões populares e a memória do povo, agir em bando, coletivo, contradizer-se e reinventar-se. Experiências tão plurais que nem cabem neste livro nem em uma história única, que, feita a muitas mãos, pode ser encontrada em outras fontes, projetos, documentos, coletivos. Longe do esgotamento, aqui reunimos novas pistas ao cenário complexo dos movimentos de afirmação de direitos humanos, especialmente do direito de existir e da constante reinvenção de modos de relação e organização, produzidas a partir da reflexão crítica das práticas realizadas durante o projeto “Brinquedos de Saúde” e do diálogo com outras experiências-fonte em diferentes locais do Brasil.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) O Conselho escolar e atuação prática na escola de educação básica: breves considerações(2018) OLIVEIRA, José Pedro Garcia; CARDOSO, José Carlos MartinsCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Educação na Amazônia: identificando singularidades e suas implicações para a construção de propostas e políticas educativas e curriculares(2005) HAGE, Salomao Antonio MufarrejCapítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) A Linguagem presente na escola e os conhecimentos e saberes de pescadores e marisqueiras: algumas reflexões teóricas(2016) CARVALHO, Viviane dos Santos; CORDEIRO, Georgina Negrão KalifeLivro Acesso aberto (Open Access) Política pública, memória e diversidade nas práticas de esporte e lazer no Estado do Pará(Paka-Tatu, 2019) MATOS, Lucília da Silva; BAHIA, Mirleide Chaar; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195; http://lattes.cnpq.br/6052323981745384Este livro traz análises das políticas públicas, memórias e diversidades das práticas de esporte e lazer do Estado do Pará. Os textos que compõem o livro fazem parte do esforço coletivo construído em torno de três projetos de pesquisa estruturantes do Centro de Desenvolvimento de Políticas Públicas em Esporte e Lazer da Rede Cedes do Pará (Cedes – PA): 1) Observatório do esporte e do lazer de diferentes grupos sociais e étnicos do estado do Pará; 2) Memórias do esporte em Belém do Pará; e 3) Mapeamento do perfil socioeconômico, acadêmico e profissional dos gestores, professores e militantes culturais – Formação e assessoramento de políticas públicas de esporte e lazer.Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Universidade Federal do Pará (UFPA): um modelo de universidade multicampi para a Amazônia(2011) CAMARGO, Arlete Maria Monte de; MEDEIROS, Luciene das Graças Miranda; MAUÉS, Olgaíses Cabral; CHAVES, Vera Lúcia Jacob