Navegando por Tipo de Documento "Folheto"
Agora exibindo 1 - 20 de 43
Resultados por página
Opções de Ordenação
Folheto Acesso aberto (Open Access) 6 Passos para constituir uma cooperativa social de trabalho em estabelecimentos penais(Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública - PPGSP/UFPA, 2020) LIMA, Ildean Lopes; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares; RAMOS, Maély Ferreira HolandaEste manual possui informações sobre o passo a passo para constituir uma cooperativa social de trabalho em estabelecimentos penais, semelhante ao modelo da Coostafe - Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora, em funcionamento no Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua - Pará, cuja finalidade é a produção de artesanatos diversos, proporcionando o exercício profissional e renda às internas que cumprem pena em regime fechado, semiaberto e provisório. Trata-se de uma ferramenta voltada para a reinserção social de pessoas privadas de liberdade, com a experiência do cooperativismo atrás das grades da primeira cooperativa de mulheres presas no Brasil, cujo objetivo é diminuir a reincidência criminal das ex-detentas. Destina-se aos profissionais do sistema carcerário e do judiciário, pesquisadores, e a todos que se preocupam em encontrar soluções para os problemas do sistema prisional brasileiro.Folheto Acesso aberto (Open Access) Alimentação amazônica: guia para pessoas com estomia(Universidade Federal do Pará, 2019) BARROS, Kellyne Santana; CUNHA, Regina Ribeiro; LOURENÇO-COSTA, Vanessa Vieira; http://lattes.cnpq.br/1240334214775441; http://lattes.cnpq.br/5199175496518877; http://lattes.cnpq.br/0235984184315218A possibilidade de desenvolver um trabalho sobre alimentação para as pessoas com estomia da região amazônica foi a principal motivação para elaboração desta tecnologia educacional. Essa perspectiva foi motivada enquanto Bolsista de Extensão junto ao projeto “Rede Dialógica de Pessoas com Estomia- ReDE” e em atividades de pesquisa junto ao Projeto “Perfil de Estomizados no Contexto Amazônico – PESCA”; vinculado ao Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Estomaterapia da Amazônia - ENFESTA. Durante o período das atividades extensionistas percebeu-se que as dúvidas em relação ao consumo dos alimentos regionais (açaí, farinha, peixe de pele e outros) eram frequentes entre as pessoas com estomia. A problemática com a infraestrutura local, incompatibilidade de horários, dificuldade da participação das pessoas, entre outros, foi uma dificuldade superada; fazendo com que as atividades extensionistas, atividades de pesquisa e as vivências motivadoras atingissem seus objetivos despertando o interesse em disponibilizar a este público uma tecnologia educacional que proporcionasse informações sobre o consumo de alimentos da região amazônica. O diálogo entre as áreas de conhecimento de Enfermagem em Estomaterapia, Nutrição, Artes Visuais e as Novas Mídias favoreceram a interseção de saberes na produção do conhecimento coletivo por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão na perspectiva interdisciplinar; de valor imensurável ao desenvolvimento acadêmico e a produção do conhecimento na região amazônica.Folheto Acesso aberto (Open Access) Almada Negreiros(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2020) NERI JÚNIOR, Edilson dos Passos; VAZ, Cristina Lúcia DiasEsta obra é um produto oriundo da dissertação de Mestrado “Atos e Lugares de Aprendizagem Criativa em Matemática”, que investigou experiências e vivências interdisciplinares em lugares de aprendizagem que potencializam o aprender criativo a autônomo. Apresentaremos a seguir um breve diálogo entre a relação da Matemática com a Arte. Nosso objetivo é conduzir o(a) leitor(a) pelo caminho que nos levou a investigar com mais detalhes o grande artista português Almada Negreiros e como ele utilizou a Matemática como linguagem para expressar sua Arte. No final desta publicação apresentamos uma breve curadoria de vídeos, sites e artigos sobre Almada Negreiros. Este material complementar permitirá que o(a) leitor(a) perceba as nuances do fazer criativo do artista, em um mergulho pelo imenso oceano da Matemática e Arte.Folheto Acesso aberto (Open Access) Ami Instituto de Ciências Biológicas nêje me kanê punu kangõ me bêngrokre kabên ã ujarenh ICB - UFPA: cartilha indígena informativa: língua Kayapó(Instituto de Ciências Biológicas/UFPA, 2020) PINHEIRO, Jackson Costa; HERCULANO, Anderson Manoel; SACUENA, Eliene Rodrigues Putira; CONCEIÇÃO, Amanda Pinheiro; MARTINS, Luana CarvalhoFolheto Acesso aberto (Open Access) O Amor das crianças pela natureza amazônica na comunidade Camurituba Beira, Abaetetuba-PA(Edição do autor, 2023) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; SILVA, Waléria Oliveira daEsta cartilha apresenta os fragmentos da investigação e vivências realizadas junto das crianças de educação infantil do campo, residentes da comunidade da Camurituba Beira, por meio do Projeto de extensão Oficinas de brincar-saber: vivências com a natureza por crianças de comunidades rurais de Abaetetuba-PA, coordenado pela professora Eliana Campos Pojo Toutonge, em parceria com o Grupo de pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica e a comunidade, em especial as crianças, moradores, pais e professores da EMEIF São Jorge.Folheto Acesso aberto (Open Access) Autocuidado: ações de promoção à saúde(2022) SOUZA, Ana Carolina Aleixo deFolheto Acesso aberto (Open Access) Boas práticas em serviços de alimentação: e-book para manipuladores de alimentos(Superintendência de Assistência Estudantil - SAEST/UFPA, 2022) SILVA, Elenilma Barros da; MACIEL, Adrianne Pureza; CARVALHO, Laís Pinon de; LAVAREDA, Caroline Marry Vaz; MOTA, Elizangela Rodrigues da Silva; OLIVEIRA, Erika Vasconcelos de; SILVA, Erika Cibelle Costa da; TAMASHIRO, Fernando Augusto Yuji; HOLANDA, Marcelo Oliveira; SANTOS, Thaís de Oliveira Carvalho Granado; MENDONÇA, Xaene Maria Fernandes Duarte; Universidade Federal do Pará. Superintendência de Assistência Estudantil. Diretoria de Serviços de Alimentação EstudantilFolheto Acesso aberto (Open Access) Caderno de partituras: Quilombo Mumbuca(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) BONILLA, Marcus Facchin; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070O Caderno de Partituras contém a transcrição das músicas autorais praticadas no quilombo Mumbuca nos códigos da partitura ou, como se fala no quilombo, “na linguagem dos brancos”, usando o sistema ocidental de escrita musical. Na primeira parte do caderno foram transcritas as canções que trazem o conhecimento que os mais velhos ou os ancestrais deixaram para as novas gerações; enquanto que na segunda parte, foram transcritas músicas autorais dos artistas contemporâneos do quilombo, que também deixam suas mensagens para as futuras gerações. O registro dessas músicas, ora no papel, ora de modo online, é um importante passo para garantir que a memória e a história desse quilombo sejam mantidas ao ampliar para diferentes formatos esses conhecimentos, possibilitando seu acesso para além das fronteiras de seus territórios.Folheto Acesso aberto (Open Access) Cartilha do pescador artesanal: boas práticas na manipulação dos produtos da pesca artesanal(Universidade Federal do Pará, 2013) RIBEIRO, Carmelita de Fátima Amaral; ALMEIDA, Oriana Trindade; RIVERO, Sérgio Luiz; CAETANO, Marta CoutinhoEsta cartilha vem contribuir para o fornecimento de peixe e camarão com melhor qualidade e segurança para o consumidor.Folheto Acesso aberto (Open Access) Cartilha Itacuruçá-Alto: as pessoas vão até a natureza e começam a descobrir coisas que nem sabiam(Edição do autor, 2023) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; RODRIGUES, Rettyellem Maciel; SILVA, Waléria Oliveira daA obra, tem como matriz pedagógica os brincares assim como transita e relata com propriedade as vivências cotidianas da comunidade de Itacuruçá Alto, com destaque sobre o ser quilombola, intercambiando com os costumes, as tradições, com a produção dos brinquedos construídos com a matéria prima da natureza e o processo dos brincares das crianças entre seus pares. As reflexões tecidas nesta obra, são indicadores que possibilitam e podem orientar o/a professor/a elaborar e organizar o trabalho pedagógico das turmas de educação infantil do campo dessa e até de outras comunidades,em estreita sintonia com os interesses e necessidades da escola do campo.Folheto Acesso aberto (Open Access) Conhecendo o COVID-19: cidadão esclarecido, cidade segura!(Universidade Federal do Pará, 2020) SILVA JÚNIOR, Ademir Ferreira da; SOUSA, Aline Andrade de; SILVA, Márcia Cristina Freitas da; MONTEIRO, José Rogério SouzaEsta cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre coronavírus, bem como, seu modo de transmissão, diagnóstico, tratamento e medidas preventivas para combater o vírus. Nesta cartilha, você encontrará informações e recomendações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Além disso, a cartilha vai ajudá-lo a compreender esta nova infecção respiratória e a importância de ficar em casa e o que fazer em casos de contato com o vírus.Folheto Acesso aberto (Open Access) Coronavírus: orientações para povos indígenas(Universidade Federal do Pará, 2020) MARTINS, Tayane Moura; BARBOSA, Patrícia Resende; SILVA JÚNIOR, Ademir Ferreira da; PEREIRA, Ana Lúcia de SousaFolheto Acesso aberto (Open Access) Cybercrimes: o que toda mulher conectada precisa saber(Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública - PPGSP/UFPA, 2020) SILVA, Bruna Cabral; RAMOS, Edson Marcos Leal SoaresEsta cartilha é fruto da pesquisa realizada no mestrado do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública da UFPA sobre o crime virtual cometido contra a mulher de Belém do Pará, no período dos anos de 2016 a 2018. O seu objetivo é informar o sexo feminino sobre o avanço da violência de gênero no ciberespaço local, desempenhando, assim, uma tripla função: educar, prevenir e reprimir. Nela existem curiosidades sobre o uso da internet no Brasil e alguns cuidados básicos que devem ser adotados para se navegar com segurança. Ao final há a apresentação dos principais resultados encontrados na pesquisa e a desmistificação de crenças populares sobre o mundo virtual.Folheto Acesso aberto (Open Access) Da captação da água à sua residência: entendendo a importância da utilização sustentável da água através da física(Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA , 2024) NUNES, Edson Vasconcelos; COSTA, Cleidilane SenaEmbora o tema da água pareça simples, no ensino fundamental, ele é discutido de forma superficial durante as aulas de ciências físicas e biológicas. No entanto, no ensino médio, a água é frequentemente utilizada apenas como um recurso em questões e experimentos para demonstrar a aplicação das leis físicas. Isso significa que o contexto atual, que envolve poluição, escassez e a busca por um uso sustentável da água, muitas vezes é negligenciado. Com o objetivo de abordar esse problema, o livreto foi elaborado para auxiliar os professores das escolas estaduais de ensino básico a explorar o tema utilizando a realidade aumentada. Dessa forma, pretendemos contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e conscientização dos alunos das escolas estaduais de Abaetetuba, assim como das comunidades em que esses estudantes vivem, enfatizando a importância da água para a vida humana e o equilíbrio do planeta Terra. Assim, esperamos que todos os envolvidos nesse processo desenvolvam a capacidade de preservar, economizar, criar metodologias e recursos tecnológicos, e encontrar soluções para os desafios cotidianos relacionados ao tema da água.Folheto Acesso aberto (Open Access) Debaixo d’água flutuamos entre musgos: mostra de audiovisual experimental no Pará(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) BARAÚNA, Danilo Nazareno Azevedo; MANESCHY, Orlando Franco; BARBOSA, Maria Christina Monteiro; http://lattes.cnpq.br/5955270468814327; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761; http://lattes.cnpq.br/4873665447234232; http://orcid.org/0000-0002-4051-5303; https://orcid.org/0000-0001-8917-1348Folheto Acesso aberto (Open Access) Educação somática e suas conexões com a dança(2023) LEAL, Jaqueline Vasconcelos; ROSÁRIO, Rosana LoboEsta cartilha partiu do interesse em tornar o conteúdo sobre a Educação Somática acessível para a população em geral, informando e conscientizando sobre seus métodos e suas contribuições na área da dança, além de despertar o interesse dos leitores para a prática em dança e em Educação Somática. Os estudos científicos sobre a somática têm se revelado importantes para o processo de ensino e aprendizado em dança, sobretudo dança clássica, moderna, contemporânea e danças urbanas. Foi elaborado este material leve e dinâmico, que visa apresentar de forma simplificada e divertida um assunto potencialmente complexo. Isso posto, espera-se que o presente material entenda-se como uma ferramenta de suporte para todos aqueles que se encontram interessados pelas práticas somáticas e benefícios, e pela dança.Folheto Acesso aberto (Open Access) Enquanto estou no hospital: o olhar da criança pode colorir qualquer cenário(2016) MATTOS, Simone Lopes de; MATTOS, Vívian Lopes deFolheto Acesso aberto (Open Access) Estudante universitário: como prevenir a ansiedade e o estresse em tempos de coronavírus?!: uma abordagem da terapia ocupacional(2020) CABRAL, Thaís Gomes; http://lattes.cnpq.br/2568693502877190Este folheto é uma iniciativa do Projeto “Fisioterapia e Terapia Ocupacional na assistência ao discente universitário da UFPA”, voltado para trazer orientações sob a ótica da Terapia Ocupacional para estudantes universitários da UFPA e outras instituições, sobre estratégias que podem ser utilizadas no âmbito domiciliar para minimizar e atenuar e/ou evitar episódios de estresse e ansiedade no tempo quarentena e isolamento do Coronavírus.Folheto Acesso aberto (Open Access) Guia de impressão 3D(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2020) NERI JÚNIOR, Edilson dos Passos; VAZ, Cristina Lúcia DiasEste Guia é um produto oriundo da dissertação de mestrado “Atos e Lugares de Aprendizagem Criativa em Matemática”, que investigou experiências e vivências interdisciplinares em lugares de aprendizagem que potencializam o aprender criativo a autônomo. Apresentaremos neste guia um breve percurso que conduzirá ao mundo da Impressão 3D e suas possibilidades, em especial na educação. Em cada seção, indicamos alguns conteúdos extras, através de sites, vídeos e aplicativos, que serão importantes para que você conheça mais detalhes sobre cada etapa da impressão 3D. No final do guia, indicamos a você alguns outros materiais que nos ajudaram a compreender melhor e vivenciar o mundo maker dentro da sala de aula.Folheto Acesso aberto (Open Access) Guia de orientação para gestão da inovação no Campus Ananindeua [da] Universidade Federal do Pará 2021(Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Ananindeua, 2021) RODRIGUES, Franciluce SoutoEste Guia de Orientação para gestão da inovação no Campus de Ananindeua tem por objetivo despertar o interesse da comunidade acadêmica para a proteção dos ativos intelectuais, em especial, os produzidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão no Campus de Ananindeua. Também tem o propósito de informar que a proteção intelectual, embora tenha pouca difusão dentro do país, é uma métrica de desenvolvimento econômico muito valorizada no mercado internacional. No momento em que se discute a quebra de patentes de vacinas para o controle da Pandemia de Covid-19 (SARS-Cov-2), se destacam as ações de enfrentamento à doença por meio dos avanços das pesquisas científicas e o irrepreensível papel que a ciência e a tecnologia assumiram para resolução do mal que assolou a humanidade, reforçando a importância dos investimentos nas áreas de pesquisa básica e avançada, bem como valorizar ainda mais os ativos intelectuais produzidos dentro da academia. Este guia destina-se aos docentes e discentes dos cursos: Ciência e Tecnologia; Engenharia de Materiais; Física; Geografia; História; Quimica; Tecnologia em Geoprocessamento e o mais novo curso, o de Engenharia de Energia.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »