Indexação social como estratégia para visibilidade de conteúdos científicos no serviço de rede social online Tiktok

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Ano de Publicação

2023

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Afiliação do(s) Autor(es)

SILVA, L. L. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte (ICA), Biblioteca do Programa de Pós-Graduação em Artes
FONTELES, F. A. Universidade Federal do Pará, Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann
RODRIGUES, F. A. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Arquivologia

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Contido em:

Organização e representação do conhecimento em diferentes contextos: desafios e perspectivas na era da datificação

Citar como

SILVA, Larissa Lima da; GOMES, Amanda Garcia; FONTELES, Débora Matni; RODRIGUES, Fernando de Assis. Indexação social como estratégia para visibilidade de conteúdos científicos no serviço de rede social online Tiktok. In: TOGNOLI, Natália Bolfarini; ALBUQUERQUE, Ana Cristina de; CERVANTES, Brígida Maria Nogueira (org.). Organização e representação do conhecimento em diferentes contextos: desafios e perspectivas na era da datificação. Londrina: ISKOBrasil: PPGCI-UEL, 2023. p. 336-347. (Estudos Avançados em Organização do Conhecimento, v. 6). ISBN: 978-65-980448-0-0. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1209. Acesso em:.

DOI

Objetivo: Analisar a utilização de hashtags no contexto da divulgação da ciência brasileira em Serviços de Redes Sociais Online, a fim de identificar as características e as estratégias de visibilidade baseada em indexação social. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório, de caráter qualitativo e quantitativo, sobre a utilização de hashtags por divulgadores científicos. Como universo de pesquisa, foi delimitado a divulgação científica de perfis brasileiros no TikTok. Foram coletadas 1.586 hashtags, com 8.106 ocorrências, a partir de 17 perfis de divulgadores científicos brasileiros selecionados de uma amostra de 172 perfis do TikTok. Os critérios de seleção dos perfis foram: a) presença da indexação social; b) conteúdo produzido por especialistas ou instituição científica e cultural, e; c) perfis que se enquadrem no contexto da divulgação científica. Após classificação quantitativa, as 12 hashtags mais populares foram descritas quanto às suas características, termos de indexação e popularidade. Resultados: Observou-se que existem ocorrências das hashtags nas nove áreas do conhecimento categorizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Existem seis tipos de hashtags envolvidas nas estratégias de visibilidade do conteúdo: a) internas ao contexto acadêmico; b) genéricas e populares; c) vinculadas a uma área do conhecimento; d) elaboradas para promover o conteúdo educacional; e) que identificam ou personalizam a busca por informações veiculadas a um perfil, e; f) de cunho político. Conclusão: As hashtags são parte de um sistema de classificação de conteúdo do TikTok com potencial de representar o conteúdo informacional dos vídeos, possibilitando reunir publicações que possuem assuntos relacionados

Agência de Fomento

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https://isko.org.br/wp-content/uploads/2023/06/livro-isko-Brasil_23.pdf