Livros - PARFOR/UFPA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Livros - PARFOR/UFPA por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Livro Acesso aberto (Open Access) Memórias do Xingu(2015) PENA, Luiz Odivaldo Sales; http://lattes.cnpq.br/3493780328733060Este livro apresenta narrativas locais (fatos reais, contos reais, lendas locais, narrativas de viagem e causos locais) ocorridos na vida do povo de Souzel no município de Senador José Porfírio – PA.Livro Acesso aberto (Open Access) Matemática para pedagogia: oficina de aritmética(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2016) NASCIMENTO, Márcio Lima doO foco principal dessa obra é tentar ampliar a visão do ensino de aritmética dos professores formadores, para que eles possam, iniciar uma nova geração de estudantes, mais aberta aos vários significados que a matemática pode ter em suas vidas. Essa obra nasce buscando estabelecer um material que mostra um ensino, para quem vai ensinar, de forma significativa.Livro Acesso aberto (Open Access) PARFOR: práxis amazônicas na formação dos professores da educação básica(Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA, 2017) SILVA, João Batista do Carmo; LOPES, Jorge DominguesTrata-se de um livro escrito por professores, estudantes e coordenadores do PARFOR, com o intuito de analisar as ações e as contribuições do Plano para a melhoria da qualidade da Educação Básica em nossa região. Buscando registrar perspectivas teórico-críticas, práticas desenvolvidas por eles, bem como refletir sobre metodologias, além de socializar reflexões realizadas ao longo dos cursos. Todo esse material pretende ser uma contribuição, ainda que incipiente, para a compreensão do que é esse Programa e quais os seus resultados em nossa universidade, mas também para estimular a reflexão estratégica sobre suas ações e concepções teóricas.Livro Acesso aberto (Open Access) Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais(Paka-Tatu, 2018) PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de PontesEsse estudo narrativo aborda aulas de ciências para discutir as atividades investigativas e a formação inicial de professores nos anos iniciais. Visa responder à pergunta: Que aspectos formativos contribuem para o encaminhamento de atividades investigativas no ensino de ciências nos anos iniciais? Os sujeitos, autores da prática foco de estudo, pertenciam ao quadro de professores temporários da Semed-Bujaru e eram discentes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - LIECML do Parfor, polo Bujaru. Em conjunto com uma turma multisseriada dos anos iniciais, investigaram a origem do carapanã. A realização da investigação foi registrada com o uso de vídeo, fotos e produção escrita. O material foi analisado sob o enfoque da formação de professores e do ensino de ciências para os anos iniciais. O contexto formativo e a capacidade criativa do professor são aspectos formativos relevantes desse processo.Livro Acesso aberto (Open Access) Ocho años del PARFOR en la Universidade Federal do Pará: contribuciones a la enseñanza de ELE(Paka-Tatu, 2018) SANTOS, Janderson Martins dos; SILVA, Antonio Messias Nogueira da; CARRERA, Carlos Cernadas; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes deLivro Acesso aberto (Open Access) Teoria dos números: um curso introdutório(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2018) BEZERRA, Maria de Nazaré CarvalhoEste livro foi escrito para servir como material de apoio na disciplina teoria dos números, do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, que atende aos alunos do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. O objetivo do livro é fornecer ao estudante as primeiras noções de teoria dos números, área da Matemática que estuda as propriedades dos números inteiros.Livro Acesso aberto (Open Access) Desafios do ensino do teatro nos rios da Amazônia - PARFOR/UFPA(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2019) FURTADO, Paulo Roberto Santana; SANTANA, Tânia Cristina dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://lattes.cnpq.br/8116169645008096Este livro apresenta uma seleção de trinta e cinco artigos escritos por alunos do Curso de Licenciatura em Teatro do PARFOR/ETDUFPA, orientado pelos professores com alunos do município de Gurupá e Breves, que estão organizados em três linhas de pesquisa, são elas: Linha 1: Teatro e Educação; Linha 2: Educação, cultura e sociedade; Linha 3: Etnocenologia.Livro Acesso aberto (Open Access) Formação docente em imagens: 11 anos do curso de Pedagogia/UFPA/PARFOR(Plano Nacional de Formação dos Professores - PARFOR/UFPA, 2021) ARAÚJO, Maria Ludetana; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; FERNANDES, Nancy Santos; GOMES, Izabel Colares; http://lattes.cnpq.br/0282298023451578; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; http://lattes.cnpq.br/7807562683276188; http://lattes.cnpq.br/4363626544256525Livro Acesso aberto (Open Access) As Interfaces do PARFOR na UFPA: direitos humanos, gestão e reflexões no fazer pedagógico na Amazônia brasileira(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2022) ARAÚJO, Maria Ludetana; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; VIEIRA, Norma Cristina; SILVA, Josenilda Maria Maués da; http://lattes.cnpq.br/0282298023451578; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443; http://lattes.cnpq.br/9246008698629513Livro Acesso aberto (Open Access) Saberes e práticas docentes na Amazônia(Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi, 2022) ARAÚJO, Maria Ludetana; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; VIEIRA, Norma Cristina; SILVA, Josenilda Maria Maués da; http://lattes.cnpq.br/0282298023451578; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443; http://lattes.cnpq.br/9246008698629513