ICA - Instituto de Ciências da Arte
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O Instituto de Ciências da Arte (ICA) foi criado em fevereiro de 2006, a partir da reunião de cursos e atividades artísticas do Núcleo de Arte e do Departamento de Arte do antigo Centro de Letras e Artes. Mas a história dos cursos de Artes na UFPA remonta a 1962, quando foi criado o curso de Teatro. No ano seguinte foi criado o de Música. Em 1968, foram implantadas as atividades de Dança. Em 1974 surgiu a primeira graduação na área, com o curso de Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas e, em 1991, a Habilitação em Música. O Programa de Pós-Graduação em Artes foi implantado em 2009.
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Navegando ICA - Instituto de Ciências da Arte por Assunto "Arte - Pesquisa"
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Livro Acesso aberto (Open Access) Anais do I e II Congresso Interinstitucional de Canto Coral(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) OWTAKE, Cristina Mami; Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciência e Arte (ICA)Este Anais é resultado da produção científica acadêmica que traz um panorama das pesquisas relacionada com a prática vocal. Na 1ª edição em 2018, trouxe o tema “Inovação, tradição e criação no Canto Coral: ressignificação da prática vocal em diversos espaços educacionais e sociais” e concentrou quatro trabalhos de alunos das duas instituições de ensino superior do Pará trazendo experiências das práticas vocais em contextos formais de ensino e em outros espaços e temáticas emergentes em práticas vocais. A 2ª edição teve como tema “Cantos na Amazônia: Diálogos Interculturais” e reuniu sete trabalhos científicos abordando aspectos relacionados aos métodos de ensaios, instituições presentes, repertórios, performances, vinculação com a cultura popular, aspectos pedagógicos e desafios impostos pela pandemia provocada pelo Covid-19 no ano de 2020. Esta edição traz também oito arranjos de diversos níveis de dificuldade resultante da oficina online de Arranjo para Canto Coral ministrado pelo Professor Ediel Sousa.Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2018) MARTINS, Benedita Afonso; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Este livro trata-se da disciplina Atos de Escritura, proposto para elaboração de uma escrita criativa, significativa, relacionadas a experiências, memórias, referências poéticas-criticas. Assim, mergulharam em suas memórias afetivas, em autores indicados, na própria pesquisa e exercitaram o prazer de escrever com sabor e saber. Os textos refletem o potencial de cada autor. Todos corresponderam às expectativas das metodologias experimentadas. O resultado acena para o que virá nos próximos textos, já que os praticantes assimilaram outras maneiras de dialogar com referências poético-epistemológicas.Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura 3(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2019) MARTINS, Benedita Afonso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura 4(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) MARTINS, Benedita Afonso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Neste livro, apresentamos resultados da disciplina, Atos de Escritura, ofertada para mestrandos e doutorandos do PPGARTES. Cada autor(a) escreveu ensaio sobre aspectos de sua pesquisa, motivados(as) pelas referências, indicações, exercícios metodológicos e, a partir das acaloradas conversas e reflexões, revisaram seus caminhos traçados, acrescentaram outros atalhos, vislumbraram as sinuosidades, a complexidade, o encanto de pensar em suas propostas acadêmicas e desenvolvê-las, com tons ou semitons mais poéticos, ou seja, sem medo de ousar e transpor para o papel suas ideias, anseios, desejos e, principalmente, demonstrar que a escrita é também ato de resistência, de sobrevivência, em meio ao caos em que estamos nestes tempos sombrios.Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura 5(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2022) MARTINS, Benedita Afonso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0002-5265-1054; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210Livro Acesso aberto (Open Access) Atos de escritura 6(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) MARTINS, Benedita Afonso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210Este é o sexto ano consecutivo de publicação do E-book Atos de Escritura. Nestes seis anos ininterruptos, Atos de Escritura têm acionado exercícios metodológicos capazes de estimular experimentações de escrituras propositivas (verbais, visuais, sonoras, cênicas) nas interfaces epistêmicas das artes com as demandas epistemológicas (políticas) da contemporaneidade. No ano de 2023, o exercício metodológico proposto foi o da escrita de Cartas, “Cartas ao objeto/fenômeno da pesquisa”, permitindo aos discentes o exercício de uma escrita criativa, acionada por pensamentos em espirais capazes de ligar memórias, afetos e esquecimentos, em aproximações com os seus objetos/fenômenos de estudo/investigação, atravessados pela estética de si.Folheto Acesso aberto (Open Access) Caderno de partituras: Quilombo Mumbuca(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) BONILLA, Marcus Facchin; http://lattes.cnpq.br/2714284008542070O Caderno de Partituras contém a transcrição das músicas autorais praticadas no quilombo Mumbuca nos códigos da partitura ou, como se fala no quilombo, “na linguagem dos brancos”, usando o sistema ocidental de escrita musical. Na primeira parte do caderno foram transcritas as canções que trazem o conhecimento que os mais velhos ou os ancestrais deixaram para as novas gerações; enquanto que na segunda parte, foram transcritas músicas autorais dos artistas contemporâneos do quilombo, que também deixam suas mensagens para as futuras gerações. O registro dessas músicas, ora no papel, ora de modo online, é um importante passo para garantir que a memória e a história desse quilombo sejam mantidas ao ampliar para diferentes formatos esses conhecimentos, possibilitando seu acesso para além das fronteiras de seus territórios.Livro Acesso aberto (Open Access) Desdobramentos das linguagens artísticas: diálogos interartes na contemporaneidade(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2020) MARTINS, Benedita Afonso; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Este livro reúne artigos de pesquisadores das diversas linguagens do universo das artes e teve sua gênese nas aulas que, prazerosamente, nós, Bene Martins e Joel Cardoso, ministramos, por dois anos consecutivos, a disciplina Literatura, Cinema e outras Artes, para o Programa de Pós-Graduação em Artes, do Centro de Ciências da Arte, da Universidade federal do Pará. Os textos, publicados em versão impressa, 2012, agora ampliados, versão e-book, 2020, com Dossiê: Cinema e outros possíveis contrapontos, reunindo artigos de mestrandos, doutorandos e professores da casa e alguns convidados, versam, sobre temas relacionados à dramaturgia, à arte cinematográfica e às correspondências que se instauram entre as diversas modalidades artísticas. Em foco, temáticas locais e universais são tratadas sob óticas diversas, de acordo com a abordagem crítico-teórica de cada autor.Livro Acesso aberto (Open Access) Estalos, incidentes e acontecimentos como procedimento e método da pesquisa em artes(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2020) LEÃO, Ana Cláudia do Amaral; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211Este livro não objetiva trazer modelos para a pesquisa no campo das artes, mas com certeza quer firmar espaços para a construção de pesquisa em artes produzida na/da região norte, região das Amazônias e suas complexidades, trazendo assim experiências que advêm com um trabalho diário, intenso com o modo fazer artístico, estudos, corpos singulares, experimentações por seus desejos e ações inscritas em corpos políticos, por seus embalos, acontecimentos, estalos em blocos sensíveis, sinalizando que o pensamento, modos de fazer em Artes, pode e deve vir antes. Não queremos o lugar do cientificismo, queremos o nosso lugar em todas as suas possibilidades em/na/das Artes...Livro Acesso aberto (Open Access) Estalos, travessias e experiências: processos metodológicos da pesquisa em artes(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2023) LEÃO, Ana Cláudia do Amaral; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211Livro Acesso aberto (Open Access) Peças teatrais de Ramon Stergmann: v. 2(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2021) MARTINS, Benedita Afonso; SOARES, Mailson de Moraes; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/1526860523880455Este livro reúne 18 peças de Ramon Stergmann. Prostitutas envelhecidas, idosos maltratados, moradores da periferia sem perspectiva de vida, filhos pródigos, viciados, em suma, figuras marginais são os personagens que habitam as histórias a seguir. Salvo a peça No jongo dos tambores da noite, as demais têm como protagonistas figuras excluídas socialmente, em dramas que mesclam às situações trágicas humor cáustico ou escrachado, a partir de uma linguagem coloquial, em que as personagens encerram suas desventuras com finais trágicos, felizes ou inusitados.Livro Acesso aberto (Open Access) Peças teatrais de Ramon Stergmann: v. 3(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2022) MARTINS, Benedita Afonso; SOARES, Mailson de Moraes; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/1526860523880455O presente trabalho, reunindo várias peças teatrais, de característica regional, resume-se numa coletânea diferenciada aos grupos e às companhias de teatro e de dança para montagens posteriores. As modalidades cênicas oferecidas nesta coletânea, para adaptação teatral, são pesquisas realizadas junto aos habitantes de vida ribeirinha e aos povos indígenas no Alto Xingu, Xinguara, Altamira, nas ilhas de Breves, Barcarena, Moju, Bujaru, Cotijuba, Ponta de Pedras, Soures, Salvaterra, Marudá, Alter do Chão, São Domingos do Capim, Vigia, enfim, tantas outras localidades onde as lendas, os mitos, as visagens e assombrações habitam as matas e os rios da Amazônia, além das histórias contadas com veemência e com tanta voracidade que as pessoas parecem acreditar nelas. Histórias passadas de pai para filho, depois repassadas para os netos, os mais jovens, que colocam a dúvida em tudo que é fantasmobelo. Procurei, amazonicamente, embelezar e valorizar meu povão, no contexto do Teatro Paraense.Livro Acesso aberto (Open Access) Peças teatrais de Walter Freitas(Universidade Federal do Pará, 2023) MARTINS, Benedita Afonso; SOARES, Mailson de Moraes; FREITAS, Walter; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/1526860523880455Livro Acesso aberto (Open Access) Peças teatrais Levi Hall de Moura(Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA, 2022) MARTINS, Benedita Afonso; SOARES, Mailson de Moraes; MAGALHÃES, Zeffa; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; http://lattes.cnpq.br/1526860523880455